RESENHA丨Padre Pio

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

Escrita pelo pastor protestante C. Bernard Ruffin, Padre Pio, A História Definitiva, é o mais completo estudo biográfico do Santo de Pietrelcina

O que é um Santo? Resposta objetiva: é alguém que esteve tão próximo de Jesus a ponto de tornar-se um modelo de como imitá-Lo. E qual é a importância dos Santos para a nossa vida ordinária, cotidiana? Resposta objetiva: importância fundamental. Os Santos, como exemplos perfeitos do Christo, sintetizam em suas vidas a gênese da própria religião cristã: “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”.

“Aspiremos a felicidade que nos foi preparada por Deus”.

Padre Pio

Os Santos exemplificam com as suas vidas o cumprimento do maior dos mandamentos; mas eles o fazem de modo especial, de um modo personalizado. Na individualidade, na riqueza da experiência com a realidade, na interpretação das nuances do real, o Santo demonstra como é possível aproximar-se do Christo e nEle permanecer. Eles revelam os seus itinerários para longe do pecado, apontam o caminho para a vocação dos seguidores do Verbo: a santificação.

“Cada um tem o que espera. Confie em Deus e você já terá muito!”.

Padre Pio

Ora, é evidente que o conjunto, a comunidade dos Santos é elemento crucial para a consolidação da cultura cristã no Ocidente, no mundo. O exemplo que arrasta, o martírio que converte, o desprendimento que inspira e o amor que inflama os corações são testemunhos eloquentes que refletem a decisão do indivíduo: viver e morrer por aquilo que realmente vale a pena.

“Arme-se com a arma da oração, e terá mais força no combate diário”.

Padre Pio

A vida do Padre Pio de Pietrelcina foi, como demonstram os relatos do Bernard Ruffin, uma vida extraordinária. Os estigmas, os milagres, as confissões que rendiam bofetadas nos fiéis impenitentes, as perseguições, as acusações, a tragédia da guerra, todo o drama da condição humana inserida no âmbito da busca pela santidade está ali relatada. Ruffin, enquanto protestante, é um exemplo de honestidade que, como uma luva, serve perfeitamente para aqueles que insistem em permanecer no orgulho.

Padre Pio escolheu seguir a Jesus. O leitor descobrirá, se esta pequenina resenha o tiver convencido a ler a biografia, que o seu itinerário de santidade foi percorrido por um homem comum que de incomum guardava apenas uma coisa no coração: o seu amor por Christo, a disposição de levar cativas todas as coisas nEle e por Ele. A inteligência dos Santos tem essa característica de perceber as coisas dentro do seu quadro geral, da sua finalidade última.

Biografia do Padre Pio escrita por C. Bernard Ruffin e editada pela Minha Biblioteca Católica

“Se tudo o que somos e temos recebemos de Deus, do que podemos gloriar-nos?”.

Padre Pio

Com informações de C. Bernard Ruffin, Padre Pio, A História Definitiva, Minha Biblioteca Católica, Dois Irmãos – RS, 2020.

“Lembre-se de que você tem no Céu não somente um pai, mas também uma Mãe”.

Padre Pio

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda