16.6 C
São Paulo
sábado, 25 junho, 2022

Paciente se ‘cura’ do HIV sem tratamento

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Sistema imunológico pode ter eliminado o vírus naturalmente, dizem especialistas

Uma mulher teria conseguido se ‘curar’ do HIV na Argentina, segundo a BBC. Apesar de não usar qualquer droga ou realizar tratamento, a mulher reverteu um diagnóstico. Geralmente pacientes infectados precisam receber a Terapia Antirretroviral (TARV) por toda a vida, para evitarem complicações.

De acordo com o Mega Curioso, especialistas acreditam que o sistema imunológico da “paciente Esperanza” – nome escolhido para manter o anonimato da mulher – eliminou o vírus. Um estudo do Instituto Ragon do Hospital Geral de Massachusetts, ligado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, liderado pelo pesquisador Xu Yu, analisou mais de 1 bilhão de células da paciente.

O estudo foi publicado na revista científica Archives of Internal Medicine. Foram encontrados vestígios de que a paciente esteve infectada pelo HIV, diminuindo a força da teoria de que seus sistema imunológico tenha impedido a entrada do vírus nas células, ao invés de o expulsar após uma infecção.

Apenas 1% dos seres humanos nascem com genes capazes de impedir o HIV de penetrar nas células, portanto, é ainda mais raro o nascimento de um indivíduo capaz de eliminar o vírus após a infecção.

Com informações de BBC e Mega Curioso


Quando nada acontece há um grande milagre acontecendo que não estamos vendo

— Guimarães Rosa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA丨O lusotropicalismo em Gilberto Freyre

Roberto Lacerda recorda o clássico "O luso e o trópico" para honrar a memória de Gilberto Freyre, cuja reflexão...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img