Sistema imunológico pode ter eliminado o vírus naturalmente, dizem especialistas
Uma mulher teria conseguido se ‘curar’ do HIV na Argentina, segundo a BBC. Apesar de não usar qualquer droga ou realizar tratamento, a mulher reverteu um diagnóstico. Geralmente pacientes infectados precisam receber a Terapia Antirretroviral (TARV) por toda a vida, para evitarem complicações.
De acordo com o Mega Curioso, especialistas acreditam que o sistema imunológico da “paciente Esperanza” – nome escolhido para manter o anonimato da mulher – eliminou o vírus. Um estudo do Instituto Ragon do Hospital Geral de Massachusetts, ligado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, liderado pelo pesquisador Xu Yu, analisou mais de 1 bilhão de células da paciente.
O estudo foi publicado na revista científica Archives of Internal Medicine. Foram encontrados vestígios de que a paciente esteve infectada pelo HIV, diminuindo a força da teoria de que seus sistema imunológico tenha impedido a entrada do vírus nas células, ao invés de o expulsar após uma infecção.
Apenas 1% dos seres humanos nascem com genes capazes de impedir o HIV de penetrar nas células, portanto, é ainda mais raro o nascimento de um indivíduo capaz de eliminar o vírus após a infecção.
Com informações de BBC e Mega Curioso

Quando nada acontece há um grande milagre acontecendo que não estamos vendo
— Guimarães Rosa
Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine já e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.