MURALHA DE LIVROS | Lançamentos especiais e a Santa do dia

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaques mais que especiais para lançamentos das editoras Vide e Kírion, e uma homenagem à obra de Santa Teresa de Ávila

Lançamentos

A Muralha desta semana tem um peso enorme, a começar pelo duplo lançamento da Vide Editorial, com o combo O lado diabólico do comunismo: teoria e prática. A teoria fica por conta de Karl Marx e o diabo: o comunismo e sua longa marcha de morte, falsidade e infiltração, de Paul Konger. Baseada em documentos que estiveram arquivados por décadas, alguns deles citados pela primeira vez neste volume, a obra choca e alerta os leitores contra uma força destrutiva, que não é apenas histórica e ideológica, mas espiritual e diabólica, e oferece um exame atento e minucioso do ateísmo militante, sinistro e perturbador que pode ser encontrado na obra de Karl Marx e dos demais fundadores e praticantes do comunismo. Konger traça o perfil trágico de um homem e, de modo geral, o de uma ideologia, apresentando a horripilante retrospectiva de um espírito imundo que jamais deveria ter deixado a fossa de onde saiu.

Já os horrores do comunismo na prática ficam com conta de O fenômeno Pitesti: um experimento no inferno, em que o escritor e jornalista romeno Virgil Ierunca reúne uma série de relatos de um dos mais macabros e desumanos experimentos de tortura aplicados em prisioneiros do regime soviético na cidade de Pitesti, na Romênia, entre 1949 e 1952.

O outro lançamento de peso da semana foi o Kit Frederico Lourenço: Latim do Zero + Nova Gramática do Latim, publicado pela Kírion. O kit compõe um material completo para o estudante que queira, de maneira leve e instigante, adentrar o mundo da cultura latina e formar-se mais profundamente no uso de nossa língua pátria. A história do “Latim do Zero a Vergílio em 50 lições” teve início em 2020, quando o professor Frederico Lourenço, para driblar o período de reclusão, deu continuidade ao seu trabalho por vias digitais com a publicação de pequenas lições e, em tempo recorde, obteve milhares de seguidores. A sua reunião em livro visa, agora, a proporcionar um ensino mais sistemático e mais aprofundado. Começando do zero, e passando tanto por questões linguísticas como por temas de cultura e literatura latinas, para o ingresso nos quais são privilegiados textos autênticos, o aluno é guiado até uma leitura efetiva de dois dos maiores poetas latinos, Virgílio e Horácio. As lições tomam como referência o conteúdo que está sistematizado no outro volume que o acompanha, a “Nova Gramática do Latim”, obra fascinante, moderna e atualizada, escrita por este que é, atualmente, o mais importante dos mestres de estudos clássicos de Portugal.

Homenagem à Santa do dia

E como a Muralha desta semana cai no dia de Santa Teresa de Ávila, trazemos duas dicas de leituras da fundadora das Carmelitas descalças, declarada Doutora da Igreja em 1970 por Paulo VI: Caminho da perfeição, pequeno tratado destinado às suas dirigidas espirituais, em que ela aponta alguns remédios para certas tentações miúdas, sugeridas pelo demônio, das quais talvez não façamos caso, justamente por serem tão pequenas; e Castelo Interior ou Moradas, que em tradução inédita traz a obra mais célebre de Santa Teresa sobre o caminho para a perfeita vida de oração, com um acréscimo, no mesmo volume, das Exclamações da alma a seu Deus, coletânea de apaixonadas meditações espirituais. Ambos os títulos foram publicados pela Editora Ecclesiae.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor