MURALHA DE LIVROS | Distopia em andamento

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Livro do Professor Heitor de Paola e um clássico da leitura em voz alta entre os destaques

Duas Muralha atrás, trouxemos uma obra em que Paulo Briguet analisa 5 enredos de ficção distópica que se desnudam como realidade em nossos dias. Nesta semana, um livro do Professor Heitor de Paola disseca a Grande Distopia para a qual caminhamos e que já vivemos.

Além disso, um clássico sobre a prática da leitura em voz alta, e outro sobre a história da Companhia de Jesus, além de um guia para se viver um mês inteiro em comunhão com a Sagrada Família, e um clássico infantil revisitado por duas talentosas artistas brasileiras.

Ainda, a pré-venda de duas HQs com as biografias de dois gigantes da Igreja Católica: um mártir de Auschwitz e a caçula de uma família de Santos.

Confira os lançamentos abaixo, e um excelente sábado!

Destaques

O destaque da semana vai para um lançamento da PHVox, Rumo ao governo mundial totalitário, do Professor Heitor de Paola. Escrita em 2019, quando os cenários geopolíticos mundial e brasileiro ainda eram consideravelmente mais reconfortantes que agora, a obra então não era menos cética em relação ao futuro. Com base em pesquisas e análise documental séria, sem qualquer sensacionalismo ou tom conspiracionista, o autor expõe diversos roteiros que evidenciam que o mundo se encaminha para o estabelecimento de uma ordem global totalitária – uma distopia, que, na verdade, já estamos vivenciando.

A gênese do globalismo, os planos e ações comunistas de infiltração cultural e política global, a influência devastadora dos pensadores da Escola de Frankfurt, a criação da ONU, o teatro da Guerra Fria, a formação e alianças de blocos geopolíticos e econômicos, a infiltração revolucionária na política e na cultura dos Estados Unidos, nada escapa ao olhar atento de Heitor de Paola, que, segundo o Professor Olavo de Carvalho, “não tem equivalente na ‘grande mídia’ nem até onde posso enxergar nas cátedras universitárias, tal a amplitude do horizonte de informações com que lida em seus comentários e tal a claridade do olhar que ele lança sobre o vasto, complexo e móvel panorama da transição revolucionária […], reduzindo a sequências causais coerentes a variedade dos fatos em que seus colegas – digamos que o sejam – não enxergam senão um caos fortuito ou a imagem projetada de seus próprios sonhos, desejos, preconceitos e temores.”

Confira abaixo um trecho do primeiro capítulo do livro, “Comunidade Internacional e Nova Ordem Mundial”:

Sempre que se fala em ‘comunidade internacional’ tem-se a impressão de que esta se refere a um consenso entre os povos, mas se está realmente falando é do conjunto de organizações que defendem uma nova ordem mundial com abolição das fronteiras e  das diferenças entre os povos. Esta comunidade, para elas, são as próprias organizações, pouco importa este pretenso consenso, pois, para isto, deveriam ser realizadas pesquisas ou até mesmo votações em que os povos de todo o mundo participariam. Mas frequentemente a ‘comunidade internacional’ é contra – ou apoia – algum fato logo depois de ocorrido. Portanto, o repúdio ou apoio depende do fato em questão estar inserido ou não num planejamento  prévio levado a efeito por aquelas organizações, as quais já chegaram a um consenso entre elas em função do futuro que programaram para o mundo. Por esta razão, as respostas aos acontecimentos são sempre automáticas: aconteceu algo, lá vêm os comentários da “comunidade internacional”. Depois, só depois busca-se um arremedo de consenso internacional por meio de níveis intermediários de redes de ONG’s e massas de idiotas úteis que reagem como autômatos ou cães de Pavlov. A ideia básica é de que não se pode deixar para as pessoas comuns escolherem seus destinos, muito menos organismos eleitivos – como governos e Parlamentos – pois os mesmo são suscetíveis de influência da vontade popular, mas para uma corporação que represente a ‘elite internacional’.”

O segundo destaque é um lançamento da Kírion, Manual de leitura em voz alta, de Jim Trelease.Reevisado e editado por Cindy Giorgis, com a colaboração de Marcela Saint Martin, este clássico sobre a leitura em voz alta lançado em 1982 ganha nesta nova edição partes inéditas adicionadas, e que respondem a questões típicas dos nossos dias, como a intrusão das mídias digitais nas famílias, suas consequências sobre os hábitos de leitura e maneiras de contornar o problema. 

Confira abaixo um trecho da obra:

“Sempre que me perguntam ‘por que eu deveria ler em voz alta para meu filho ou meus alunos?’ (independentemente da idade da criança), isso me dá a oportunidade de falar sobre por que ler em voz alta é tão importante para quem lê e para quem escuta. As vantagens educacionais de ler em voz alta são bem documentadas: criação de vocabulário, modelagem de fluência, demonstração de leitura expressiva, desenvolvimento de compreensão e reforço para a criança estabelecer conexões.
Também há o valor pessoal de ouvir um livro sendo lido em voz alta. Essa experiência pode gerar memórias vívidas de uma história associada com uma pessoa, período ou lugar — uma memória que costuma nos acompanhar por anos.”

Outros lançamentos

Pelo Centro Dom Bosco, História da Companhia de Jesus, de J.M.S. Daurignac, em 2 tomos. No primeiro, o autor elenca e descreve com maestria os principais acontecimentos do primeiro século de existência da ordem jesuíta: a conversão e a admirável trajetória de seu santo fundador, as peregrinações pela Europa e a luta contra as heresias protestantes que ameaçavam solapar a autoridade da Igreja, a brilhante participação do padre Laynez no Concílio de Trento e os trabalhos incessantes de São Pedro Canísio numa Alemanha destroçada pelas guerras de religião.

Acompanhamos os esforços do padre Anchieta, que andava pelas praias brasileiras e adentrava nas matas portando o altar nas costas, em busca de uma tribo que aceitasse ouvir o evangelho e de pessoas que pudessem assistir à missa. Testemunhamos o martírio impressionante de quarenta missionários numa embarcação – que se dirigia ao Brasil – atacada por huguenotes, os sofrimentos dos fiéis pregadores da Palavra de Deus, amados e perseguidos em todo o globo: do Japão dos bonzos à Inglaterra de Elizabeth I, o sangue dos mártires é a semente de novos cristãos.

No segundo volume, é possível testemunhar as grandes ondas de perseguição à ordem jesuíta. Começando pela França dividida entre “jansenistas” e “molinistas”, “galicanistas” e “ultramontanos”, a oposição aos padres da Companhia atinge o auge com o ministério ímpio e anticristão do marquês de Pombal no reino de Portugal. No passo seguinte, os inimigos da Igreja obtêm a supressão temporária da Companhia justamente em um período que coincidiu com uma das maiores tragédias políticas, sociais e espirituais modernas: a Revolução Francesa.

Após a tragédia, acompanhamos com júbilo e esperança o reestabelecimento da Ordem, após tantos sofrimentos dos Santos Padres, e os mais belos frutos da pregação dos “batina-preta” na América, na China, na Argélia e no mundo.

Pela Edições Livre, Os ensinamentos de Nazaré: mês prático da Sagrada Família, do Padre Júlio Maria de Lombaerde. A obra traz 31 leituras sobre a vida de Jesus, Maria e José, apresentando emocionantes quadros da Sagrada Família de Nazaré em um estilo ao mesmo tempo histórico e poético.

Para os pequenos, a Texugo trouxe esta semana o clássico conto da tradição oral alemã transformado em história infantil pelos Irmãos Grimm, Branca de Neve, na versão de Mariana Machado, e com ilustrações de Mayara Nogueira.

Pré-venda

A Edições Cristo Rei começou nesta semana a pré-venda das biografias de dois gigantes em quadrinhos: Maximiliano Kolbe, um Santo em Auschwitz, de Jean-François Vivier e Régis Parenteau-Denoël, e Teresa de Lisieux: amar é tudo dar, de Coline Dupuy, Davide Perconti e Frqancesco Rizzatto.

Os exemplares podem ser adquiridos na página da editora. A pré-venda vai até a terceira semana de agosto, quando os exemplares começarão a ser enviados. Os primeiros 200 compradores do Combo, com as duas publicações, terão desconto de 25% e frete grátis.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor