MURALHA DE LIVROS | De Conrad a Ibsen

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaque para tradução inédita de Joseph Conrad

De uma tradução inédita de Joseph Conrad a uma incrível adaptação de Henrik Ibsen, a esta edição da Muralha semana traz novidades de encher os olhos e esvaziar as carteiras. Confira as novidades abaixo, e um excelente final de semana!

Destaques

O primeiro destaque da semana vai para Uma oportunidade, de Joseph Conrad, publicado pela Sétimo Selo. A obra que, desde sua publicação em 1913, foi reconhecida pelo público e pela crítica como um dos melhores romances do autor, foi o trabalho que trouxe a Conrad grande reconhecimento nos Estados Unidos, e, junto, seu sucesso econômico.

Ao narrar a história de Flora de Barral, a esbelta e sonhadora filha de um banqueiro arruinado pela especulação (após ter arruinado, por sua vez, milhares de investidores), o autor retrata a sua heroína mais complexa: negligenciada por todos, Flora refugia-se no mar, no navio do Capitão Anthony que cruza os mares sem destino certo, onde sua tragédia e transformação têm início. Com seus misteriosos personagens e circunstâncias, Conrad não nos dá a oportunidade do aventureiro ou do guerreiro, nem a oportunidade dum jogo ou dum combate, mas a de dominar o nosso caos interior pela disciplina que o mar, este inimigo furioso, nos impõe: é a oportunidade de tornar-se verdadeiramente humano.

O segundo destaque é o juvenil O lago secreto, de Karen Inglis, publicado pela Texugo. O livro conta a história de Stella e seu irmão Tom, que, quando se mudam para Londres, deparam-se com um enigma a ser desvendado durante as férias de verão: Harry, o cachorro da vizinha, desaparece constantemente e, por algum segredo desconhecido, volta todo molhado. Para onde ele vai? Por que volta sempre molhado?

Nessa misteriosa aventura acabam descobrindo o que jamais esperavam: um barco enterrado e um túnel que os leva a um lago secreto, onde segredos do passado ganham vida! Conheça você também essa aventura que já encantou mais de meio milhão de crianças e foi traduzida para dez idiomas.

Leia abaixo algumas considerações da própria autora sobre como a obra foi inspirada:

“Tive a inspiração para escrever O lago secreto quando uns amigos meus se mudaram para uma grande casa georgiana no bairro de Notting Hill, em Londres. A casa compartilhava um enorme jardim comunitário com muitas outras casas. Quando saí e vi as crianças brincando e olhei para as casas ao redor, eu pensei: ‘Não seria mágico se as crianças que estão brincando aqui hoje pudessem encontrar crianças que viveram e brincaram aqui cem anos atrás? E, claro, as aventuras que eles teriam seriam muito mágicas. E nos jardins daquelas casas haveria muitas tocas de toupeiras – assim, toupeiras mágicas entram na história.”

Outros lançamentos

O mínimo sobre digestão, de Priscila Antunes, nos leva a refletir sobre a importância da digestão para a nossa saúde. Ter uma digestão saudável significa ter qualidade de vida, afinal, é por meio desse processo vital que os alimentos que consumimos são transformados e assimilados. Com base na ciência ocidental e na sabedoria ancestral do Ayurveda, este mínimo irá ajudá-lo a ajustar seus hábitos alimentares de acordo com suas necessidades digestivas, proporcionando a você as ferramentas necessárias para fazer escolhas conscientes, melhorando a absorção de nutrientes, prevenindo distúrbios gastrointestinais e aumentando o bem-estar.

Pela Editora 34, O Ciclo de Gargântua e outros escritos, de François Rabelais. Terceiro e último volume das Obras completas de Rabelais publicadas pela Editora 34, O livro apresenta uma verdadeira miscelânea de narrativas, almanaques, cartas, versos, textos em prosa e tratados atribuídos ao autor, quase todos inéditos em português. Do chamado “Ciclo de Gargântua”, que inclui as Grandes crônicas e O verdadeiro Gargântua, publicados em 1532 e 1533, até o Tratado do bom uso de vinho e os 120 bizarros desenhos do livro Sonhos bufonescos de Pantagruel, lançado em 1565, doze anos após a morte de Rabelais, a coletânea oferece ao leitor uma oportunidade de se conhecer as múltiplas facetas desse inimitável humanista francês. Assim como nos volumes anteriores, os variados registros de linguagem de Rabelais são aqui recriados de forma brilhante pelo premiado tradutor Guilherme Gontijo Flores, autor também das notas introdutórias que abrem cada seção do livro.

Pela Super Prumo, Meu Monarca Favorito, de Marcelo Tiburcio Vanni. Este é o primeiro arco impresso de uma divertida webcomic ambientada no II Reinado brasileiro, em que o autor consegue, com muita maestria, mesclar fatos históricos com ficção em situações que farão você não conseguir deixar a próxima página para depois. Neste número, somos apresentados aos personagens principais e conhecemos parte das artimanhas tramadas pela oposição para derrubar Sua Majestade Imperial (S.M.I).

Em meio às trapalhadas republicanas, temos a acidez das manchetes jornalísticas, a jornada de coadjuvantes que serão importantes aos próximos arcos, pílulas da sabedoria de S.M.I e os movimentos não tão secretos da Princesa para abolir os escravos.

Pré-venda

Pela QS Comics, iniciou-se nesta semana a pré-venda de Um inimigo do povo, de Javi Rey. A HQ, baseada na obra de Henrik Ibsen, apresenta a história do discreto Dr. Thomas Stockmann e seu irmão Peter, prefeito fanfarrão e populista, que fundaram um balneário de águas termais cujo sucesso garantiu a prosperidade de sua pequena ilha. Thomas descobre que a água está contaminada, o que ameaça a saúde dos frequentadores. Convencido de trabalhar pelo bem comum, o médico inicia um combate contra o próprio irmão, que é apoiado por grupos poderosos… e pela maioria dos eleitores maria-vai-com-as-outras. A quem o povo concederá o direito legítimo de representá-lo: ao delator disposto a tudo para defender seu ideal de verdade ou ao político disposto a enterrar um escândalo de saúde pública para preservar o equilíbrio econômico da ilha?

Manipulação da opinião pública, corrupção, ameaça ecológica: mais de um século após sua primeira interpretação nos palcos, a peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen permanece preocupantemente atual. Javi Rey se apropria dela com uma maestria gráfica que combina elegância de estilo à audácia nas cores, revelando todo seu talento como autor ao nos apresentar uma reflexão sobre a ambivalência humana e o conceito de democracia.

A pré-venda vai até 19/09, pelo site da editora, com desconto especial de 30% durante esse período.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor