MURALHA DE LIVROS | Da Santa Missa ao santo medieval

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Se você é um católico incomodado e cansado das Missas dos nossos dias, o destaque desta Muralha foi escrito para você. Ainda, um clássico que reúne seus pensamentos mais profundos sobre a essência do ser humano; uma pequena obra que se propõe a ensinar a venerável arte da gramática de uma forma leve e cativante; e uma das mais belas passagens da vida de um gigante medieval, especialmente recontada e ilustrada para os pequenos.

Acompanhe os lançamentos a seguir, e um excelente final de semana!


Destaque

O grande destaque desta semana é um lançamento da Ecclesiae: Como ir à Missa sem perder a fé, de Nicola Bux.

Esta é uma obra que propõe um retorno ao sagrado na Santa Missa, defendendo a essência litúrgica tradicional e o valor espiritual do rito católico.

Bux, com sua vasta experiência como sacerdote, professor e consultor de diversos órgãos da Igreja, oferece um olhar profundo e pastoral sobre a teologia e a espiritualidade da Missa, destacando o valor do sacrifício e a necessidade de preservar o rito contra a dessacralização e os abusos modernos. No contexto de uma reforma litúrgica que, ao longo das décadas, esvaziou parte do sentido sagrado da celebração e a tornou em muitos casos um evento social, Bux propõe uma “reforma da reforma”, inspirada nas diretrizes de Bento XVI, que resgata o mistério e o dom de Cristo no Banquete do Cordeiro.

Com vasta produção literária sobre liturgia e eclesiologia, e grande proximidade com Joseph Ratzinger, Bux traz uma abordagem fiel às raízes da fé católica, convidando o leitor a redescobrir na Missa o caminho de adoração e contemplação do mistério divino.

Outros lançamentos

Pela Auster, Autoconfiança, de Ralph Waldo Emerson.

Obra-prima de Ralph Waldo Emerson, o livro reúne seus pensamentos mais profundos sobre a essência do ser humano.

Neste clássico da filosofia, Emerson nos convida a explorar cinco pilares fundamentais para uma vida plena e significativa: autoconfiança, heroísmo, prudência, caráter e intelecto. Através de sua escrita elegante e atemporal, o autor nos mostra como cultivar a força interior, superar obstáculos e alcançar a verdadeira grandeza.

“Autoconfiança” é mais do que um livro, é um guia prático para aqueles que buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Pela Livros Vivos, Terra da Gramática, de M.L. Nesbitt.

Uma porta de entrada fascinante para o mundo da gramática, este livro interessante e divertido tem sido um guia para crianças (e adultos que precisam de uma revisão) desde que foi publicado pela primeira vez em 1878.

A narrativa nos leva à Terra da Gramática, um lugar alegórico, onde as diferentes classes gramaticais — como o rico Sr. Substantivo e seu útil amigo Pronome; o pequeno e esfarrapado Artigo; o Adjetivo tagarela; o diligente Dr. Verbo e seu parceiro, o Advérbio; a alegre Preposição; a conveniente Conjunção e a irritante Interjeição — são convocadas a comparecer diante do Juiz Gramática para resolver disputas sobre as regras da linguagem. Cada parte do discurso é chamada, uma a uma, para testemunhar, e são questionadas pelo Dr. Sintaxe e pelo Sargento Análise. Ao longo deste julgamento lúdico, o leitor é exposto, sem mesmo perceber, às regras mais importantes da linguagem.

Este livro é o sonho de qualquer educador: uma pequena obra que se propõe a ensinar a venerável arte da gramática de uma forma leve e cativante. A abordagem de Nesbitt para a gramática é ao mesmo tempo lúdica e rigorosa, fazendo deste o tipo de livro que toda criança imaginativa e apaixonada por palavras deveria ter sob o travesseiro.

A leitura é recomendada para pessoas de todas as idades a partir dos 9 anos.

Pela João e Maria, São Francisco e o lobo, de Day Falcón.

Esta obra encantadora, acompanhada de um posfácio do ilustre Rafael Falcón, revive uma das mais belas passagens da vida de São Francisco de Assis.

Nela, conhecemos a história do frade que, com bondade e coragem, trouxe paz à cidade italiana de Gubbio, antes aterrorizada por um lobo feroz.

As belíssimas ilustrações de Ramon Elorza dão vida a essa narrativa atemporal, tornando-a perfeita à leitura em voz alta para crianças a partir dos 4 anos ou para ser descoberta por leitores autônomos a partir dos 7.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com