MURALHA DE LIVROS | Da distopia nacional à magia do Natal

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

A muralha desta semana traz como destaque uma obra fundamental para quem quer entender a distopia que vivemos no Brasil: 8 de Janeiro: o direito penal do inimigo, de Bianca Cobucci Rosière.

Nesta obra, a autora perpassa os conceitos de direitos humanos e fundamentais, que têm sido diuturnamente desrespeitados em nosso país, e relembra os acontecimentos que levaram à instauração de inquéritos e processos ilegais no STF, desde o ano de 2019. A partir do relato dos fatos, podemos perceber, de forma linear, nítida e estarrecedora, a institucionalização do Direito Penal do Inimigo: para os opositores aos interesses do juiz, vale a relativização de conceitos estabelecidos na Constituição e a aplicação seletiva das leis penais como forma de controle social. Essa escalada autoritária, que criminaliza protestos e manifestações legítimas e ignora princípios basilares como a obrigatoriedade de individualização de condutas criminosas, gera impactos devastadores sobre a democracia e a liberdade de expressão. Também causa o medo que silencia vozes dissidentes e compromete a própria essência do Estado Democrático de Direito.

Temos também duas obras especiais para o Natal dos pequenos. Pela Ecclesiae, O Presépio de Francisco, em que se apresenta a origem de uma das tradições mais queridas do Natal: o presépio.

Inspirado no relato de Tomás de Celano, e recontado por Verônica Rezende, o livro nos transporta para a época em que São Francisco de Assis, em sua busca por uma celebração natalina mais profunda, criou a primeira representação do nascimento de Jesus.

Com uma narrativa envolvente e rica em detalhes históricos, a obra convida o leitor a uma jornada emocionante, revelando como a criatividade e a fé de um homem simples transformaram a forma como celebramos o Natal. Através das páginas deste livro, redescobrimos o verdadeiro significado da festa natalina e nos conectamos com a simplicidade e a beleza do primeiro presépio.

Pela Texugo, Esqueceram do Natal, que nos leva a uma pequena cidade onde a tradição natalina já não era mais tão viva, mas onde duas crianças, Léo e Bia, embarcam em uma aventura emocionante ao descobrir um baú cheio de histórias e objetos que os transportam para um Natal de outros tempos.

Escrita por Gabriella de Moraes e ilustrada por Gisele Daminelli, a obra convida os leitores a reviver a magia do Natal, redescobrindo o verdadeiro significado dessa celebração. Com uma narrativa envolvente e ilustrações encantadoras, a obra resgata os costumes e símbolos natalinos, despertando nos pequenos leitores a importância de celebrar o nascimento de Cristo.

Perfeito para ser compartilhado em família, “Esqueceram do Natal” é um convite para celebrar a união, o amor e a esperança, valores que nunca saem de moda.

Um Feliz Natal e todos, e até 2025!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com