Destaque para três obras que remetem à grandeza e a beleza da tradição clássica antiga
Esta edição da Muralha vem especialmente bela, com três importantes obras que remetem à grandeza e à beleza da tradição clássica antiga. Ainda, um livro sobre um dos Sacramentos mais importantes da Igreja, e um clássico da literatura infantil sobre coragem e sabedoria recontado sob nova perspectiva e ricamente ilustrado.
Confira os lançamentos a seguir, e um excelente final de semana!
Destaques
O grande destaque da semana é um lançamento da Sétimo Selo: A tradição clássica: influências gregas e romanas na literatura ocidental, de Gilbert Highet.
Nosso mundo moderno é, em muitos aspectos, uma continuação do mundo da Grécia e de Roma. Cabe, porém, se perguntar: se o latim e o grego são línguas mortas, se a civilização e a cultura greco-romanas já fazem parte do passado, o que efetivamente nos une a Homero e Virgílio, a Píndaro e Horácio, a Cícero e Plutarco? Para responder, Gilbert Highet traça a história das principais maneiras pelas quais a influência grega e latina moldou as literaturas ocidentais, desde a Idade Média até aos tempos atuais. Embora escritas há muitos séculos, as tragédias, comédias e epopeias gregas, as obras de Dante, Petrarca, Boccaccio, Chaucer, Shakespeare e tantos outros, chegando aos poetas simbolistas e James Joyce, formam uma contínua corrente da melhor poesia e prosa escritas nos países ocidentais. Diretamente ou através de traduções, ainda transmitem sua mensagem, encantam, perturbam, comovem e fascinam os leitores. E todo livro em que se possam encontrar novos interesses e novas ideias está vivo: compreender isso equivale a abrir um universo mais amplo para o nosso espírito.
E se falamos da tradição antiga, o outro destaque é um lançamento da Madamu: Hinos Antigos: Homéricos/Calímaco/Órficos/Proclo, edição bilíngue com tradução e notas de Pedro Barbieri, Leonardo Antunes, Rafael Brunhara e José C. Baracat Jr.
Pela primeira vez reunida em um único volume, a tradição de Hinos aos deuses produzida na Antiguidade ganha edição bilíngue pela Editora Madamu. São quatro coleções de Hinos antigos que chegaram até nós, traduzidas por alguns dos mais destacados helenistas do país.
A Pedro Barbieri coube o estudo introdutório sobre a tradição hínica antiga e a tradução dos Hinos de Calímaco. A coleção de Hinos homéricos foi traduzida por Leonardo Antunes, enquanto Rafael Brunhara se debruçou sobre a tradição de Hinos Órficos, com um apêndice sobre os Hinos a Zeus nas Teogonias Órficas e o Hino Estoico de Cleantes de Assos. O volume se encerra com a tradução dos Hinos de Proclo, empreendida por José C. Baracat Jr.
Confira a seguir um trecho do Hino a Deméter, na tradução de Leonardo Antunes:
“Canto Deméter, de belos cabelos, deidade solene,
junto da filha de esguios tornozelos, a quem Edoneu
arrebatou por presente de Zeus de ampla vista, troante,
longe Deméter de espada dourada, de fruto brilhante,
quando brincava entre as oceaninas, de bustos profundos,
de colher flores de rosa, açafrão e violetas bonitas,
sobre um gramado macio, e de íris bem como jacinto,
e de narciso – num dolo de Gaia à garota florente
dentro do plano de Zeus, alegrando o que tudo recebe –,
maravilhoso e brilhante: um espanto de ver para todos,
para os eternos divinos e para os humanos mortais.”
Destaque também para um lançamento da Kírion, A lógica socrática, de Peter Kreeft.
Esse livro difere de quase todos os outros manuais de lógica à disposição porque toma como mestres os três primeiros grandes filósofos da história: Sócrates, Platão e Aristóteles. Nenhum outro livro de lógica se propõe explicitamente a treinar pequenos Sócrates; nenhum outro é tão explicitamente filosófico ao modo clássico e platônico; e quase nenhum outro troca, hoje em dia, a lógica matemática e simbólica pela boa e velha lógica aristotélica.
Você pode estar se perguntando: “O que posso fazer com a lógica?”. Mas a pergunta correta é o que a lógica pode fazer com você. A lógica desenvolve o hábito mental de pensar de maneira ordenada — e este livro fará isso por você, mesmo que depois você se esqueça de todos os detalhes, assim como aprender latim o tornará mais consciente da estrutura da linguagem, mesmo que você esqueça todas as palavras e regras latinas. A lógica ordena e esclarece o nosso pensamento, não importa qual seja o conteúdo. O seu estudo contribui com todos os demais, pois a lógica nos ajuda a ler qualquer livro com mais clareza e eficácia e, do mesmo modo, a escrever melhor.
Com este guia tradicional, simples e prático, fácil de ler e de usar, Peter Kreeft devolve-nos esse grande tesouro do pensamento que havia se perdido no tempo.
Ainda, sobre esta obra, fica a dica para que assistam a resenha gravada por nossa editora, Bruna Torlay, intitulada O MELHOR MANUAL DE LÓGICA DE TODOS.
Outros lançamentos
Pela Ecclesiae, É grande este mistério: fundamentos de um casamento feliz e maduro, de Andrea Toledo e Fábio Toledo.
Neste livro, Andrea e Fábio convidam os leitores a embarcar em uma jornada emocionante e inspiradora por seus 30 anos de casamento.
Com sinceridade e profundidade, o casal compartilha sua experiência, repleta de alegrias, desafios e aprendizados, oferecendo um guia prático para construir um matrimônio sólido e feliz dentro da fé católica.
Com 11 filhos, eles revelam como equilibrar a vida familiar e manter a chama do amor acesa. Um guia essencial para casais que desejam viver plenamente sua vocação matrimonial.
Pela Texugo, Chapeuzinho Vermelho, clássico das tradições orais que passou versão moralizante de Charles Perrault e o final feliz dos Irmãos Grimm, um conto de fadas que tem muito a nos ensinar sobre coragem e sabedoria. Recontado por Flávia Regina Theodoro e ilustrado por Karla Cibelle, o volume oferece uma nova perspectiva sobre essa história eterna.