LEIA NESTA EDIÇÃO丨35

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Muito se especula quanto à natureza e realidade dos anjos, sobretudo em virtude do imaginário a seu respeito ser vastamente disparatado. Mas como pintar o impassível de representação? Como apontar numa figura criaturas puramente espirituais? Como imprimir sobre poemas, romances, canções, telas e tratados, registros da cultura por meio dos quais condensamos tudo a que atribuímos valor crucial, um dos mais poderosos símbolos do cristianismo, pilar maior do ocidente? Eis o objetivo da presente edição: não apenas explicar o que são anjos, objetiva ou figurativamente, como também agregar as formas e aspectos que lhes demos para, temendo perder sua poderosa guarda, fixá-los no universo da comunicação.

Antes da leitura, assista logo à Preleção, coluna audiovisual cuja meta é pôr açúcar no remédio, quando o tema do mês tem por finalidade remediar males perenes, mas passíveis de cura.

Vida e Legado analisa duas mentes grandiosas no universo da angelologia – a ciência a dos anjos: Pseudo-Dionísio e o Dr. Angélico.

Esmeril Entrevista o professor Joel Gracioso, que recentemente ministrou um cursos versando a realidade dos anjos, seguida de um singular Perfil dos Anjos na Terra Média, ou as criaturas forjadas na Literatura Fantástica de Tolkien.

Ronald Robson assina o Especial da edição, dedicado a alguns anjos da Literatura Brasileira. 

Num Acerto de Vista, Padre Bernando Maria se pergunta para que servem os anjos, afinal? A réplica, você lê na seção Humor.

Miraculosa coincidência, Los Angeles foi a cidade que salvou as Olimpíadas no árduo ano de 1984, sabia? Na marca da Cal explica como e por quê.

O Ensaio comenta uma amizade em que o anjo da guarda de um santo, se não falou por ele, ajudou-o a falar em todas as línguas. E o povo com isso? Foi o que Leônidas Pellegrini resolveu mostrar, em se tratando do espírito dos anjos que habita fragmentos felizes de nossa vontade.

Falando em cura, uma Crônica do laço entre Tobias e o Arcanjo Rafael, seguida de um duro e comovente Conto revelado por uma presença imperceptível.

Confira as dez dicas das curiosamente antagônicas figurações de anjos no universo da Sétima Arte, e como A Beleza Importa, veja o que consegue encontrar através das asas e da tristeza aparentemente predominante na célebre gravura de Dürer intitulada Melancolia.

Patrimônio e Memória procura delinear, recuando a uma poderosa imagem platônica, o sentido pleno de uma lição magna da Escritura sobre a vida mesma.

Encerrando com chave de ouro, um Santo Conto baseado nas aparições do Anjo de Portugal aos pastorinhos de Fátima. 

Mas calma! Não acredite que será possível digerir tantas figuras sem auxílio da trilha sonora da edição, cujo comentário você lê em Palco, e a lista completa, você já encontra no Spotify.

Só não posso desejar que durma com os anjos, leitor, porque é mais provável que essa edição o faça finalmente despertar para a presença de todos e de cada um, especialmente a daquele que o guarda noite e dia, desde o dia de seu nascimento.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor