LEIA NESTA EDIÇÃO丨36

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Setembro de 2022 viu o Brasil completar 200 anos, razão por que é obrigatório revisitar ícones, controvérsias, paradoxos, hilariedades e mistérios históricos em torno do mais importante passo na história da formação política nacional. Prepare-se para descobrir MAIS detalhes desconhecidos e importantes em torno do fatídico grito do Ipiranga, revendo sua percepção sobre cada componente de nossa vida em comum.

Vida e Legado contempla duas personalidades sem as quais a independência não teria existido, enquanto Perfil dobra os joelhos ao terceiro braço nessa história.

Esmeril entrevista Luiz Philippe de Orléans e Bragança, descendente direto da família que consolidou o Brasil como nação e homem público cuja preocupação versa a importância, para os brasileiros, de ter uma visão positiva da história do Brasil.

Você já conversou com seu filho sobre a razão pela qual estudamos história? Se ainda não, ache a inspiração perfeita em Conversar é pensar junto, seção sempre engraçada, e nesta edição, inesperadamente comovente.

D. Bertrand concede à Esmeril uma entrevista Especial sobre o significado da comemoração para o Brasil, deixando a prova do valor da Monarquia que circula em seu sangue e em nossa memória.

Pausa para um pouco de Humor: quem disse que declamar a independência não fez Pedro de Alcântara sofrer?

Todos sabemos que o ensino de história do Brasil não é lá essas coisas nas escolas. Mas os motivos pelos quais isso ocorre e de que modo podemos escapar a esta sina estão entre os assuntos debatidos por quatro estudiosos, professores e pesquisadores em História que protagonizam a reflexão desses nossos Problemas Nacionais

A Beleza importa por aqui desde antes da independência, como vemos nas joias do barroco brasileiro, marca maior de uma autenticidade que se quis abandonar cem anos atrás. E se você não sabe, temos mais de um padroeiro, este retratado numa Dose de fé.

Um laço insuspeito entre Alta Cultura e retrato do povo marca presença entre as odes à identidade nacional predominantes no romantismo: o que um certo romance tem que aqueles não tinham?

Falando em cultura, vasta era aquela detida por José Bonifácio, cujos pendores iluministas, contudo, são examinados e questionados em Patrimônio e Memória.

Você acha mesmo que o antagonismo é privilégio da política de todos os tempos? A complexa igreja do Brasil independente prova que não, e quem nos explica por que é o Pe. Bernardo Maria num Ensaio exemplar.

Ah! Como D. Pedro I conheceu o Chalaça é objeto de um hilário Conto; e por que ele se tornou um conselheiro e aliado tão próximo ao imperador é o que se explica em Governança e Estratégia.

Se após toda essa aventura histórica você ainda não se emocionou com as virtudes e sandices peculiares da nossa história, Na Marca da Cal se encarrega de marcar o dia em que o mundo se deu conta do poder brasileiro na prática.

Por último, uma Preleção a respeito da natureza da monarquia para que fique claro o motivo pelo qual o primeiro século de vida política por aqui vivida coincidiu com o espírito de honra, liberdade, equilíbrio e grandeza.

Não tenha vergonha de quem você é, leitor; apenas dê-se a chance de se conhecer melhor. Sempre disposto a rir de si mesmo, de modo a nunca esquecer a única forma agradável de exercitar a obrigatória humildade, sem a qual nada valemos além deste mundo. 

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor