DOSE DE FÉ | Cosme e Damião

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Os católicos devem ficar atentos e não se confundir com a utilização indevida de São Cosme e São Damião, santos mártires católicos, por outros grupos religiosos

Hoje é dia de São Cosme e São Damião, mártires.

Irmãos gêmeos nascidos na cidade de Egéia, na Arábia (Ásia Menor), por volta de 260, foram formados na fé cristã por sua mãe, Teodata. Estudaram na Síria, grande centro de formação na época, e tornaram-se médicos.

O propósito de vida daqueles gêmeos era a conversão dos pagãos por meio de seu exemplo de caridade. Atendiam com competência e amor todos que precisavam, e não cobravam por seus serviços. Por isso, ficaram conhecidos como anárgiras (que quer dizer “sem prata”, ou “avessos ao dinheiro”, em grego antigo).

Além disso, os dois Santos doutores, que sempre rezavam por seus pacientes, operavam curas milagrosas, que estavam muito além da luz natural da razão Com este exemplo de caridade e santidade, converteram milhares de pagãos.

Em 303, quando corria a grande perseguição anticristã de Diocleciano, os prodígios dos Santos gêmeos chamaram a atenção das autoridades, e eles foram chamados à presença de um juiz, acusados de estarem praticando feitiçaria. Quando atestaram que os milagres que operaram era obra de Nosso Senhor Jesus Cristo, foram então condenados por sua fé.

Cosme e Damião foram primeiro condenados à fogueira, de onde saíram ilesos. Depois, ao apedrejamento, mas as pedras voltaram-se contra os algozes. O mesmo aconteceu quando foram condenados à morte por flechadas. Por fim, receberam a palma do martírio por decapitação. Durante todo o tempo, não pararam de louvar a Nosso Senhor por estarem morrendo por amor a Ele, e houve muitas conversões entre os pagãos que assistiam à execução.

Padroeiros dos médicos, São Cosme e São Damião constituem exemplo de caridade cristã no sentido pleno da palavra: viveram e praticaram a caridade como amor a Deus que se realiza no amor ao próximo. De fato, em sua prática médica, amaram Jesus encarnado nos irmãos que atendiam e curavam sem esperar ou querer receber nada por isso.

Atenção, católicos!

São Cosme e São Damião são dois mártires cristãos. Como assinalando, eles devotaram suas vidas por amor a Cristo, e derramaram seu sangue por esse mesmo amor, por não venerarem deuses pagãos, contra os quais lutavam em seu trabalho de evangelização na prática médica.

Infelizmente, no Brasil, esses dois Santos foram integrados ao sincretismo religioso e são venerados e usados por certos grupos religiosos em suas práticas. Portanto, os católicos brasileiros devem se precaver e sempre se lembrar de São Cosme e São Damião como Santos da nossa Igreja, e jamais participar de cultos em que eles estejam sendo utilizados de maneira indevida. Nas palavras do Padre Paulo Ricardo: “Os Santos que derramaram seu sangue para não adorar deuses falsos certamente não iriam aprovar aqueles que displicentemente não hesitam em esquecer o Cristo para ir prestar culto a deuses que não são verdadeiros.”  

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

 

A São Cosme e São Damião

 

Dois irmãos gêmeos da Arábia,

criados com muito amor,

Cosme e Damião serviram

a Jesus Nosso Senhor.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!

 

Foram médicos piedosos,

empenhados em tratar

os males do corpo e d’alma,

sempre a curar e a salvar.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!

 

E curavam não apenas

os males mais comezinhos,

mas operavam milagres

por todos os seus caminhos.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!

 

Com todos os seus doentes

rezavam ao atender,

e jamais de algum paciente

aceitaram receber.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!

 

Por seu exemplo amoroso,

e os carismas, e orações,

de pacientes pagãos

converteram multidões.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!

 

E tamanha santidade

não passou despercebida

ao diabólico Império

que ceifou as suas vidas.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!

 

Foram enterrados juntos

(sobre eles, uma só cruz),

e juntos também chegaram

à presença de Jesus.

São Cosme e São Damião,

santos médicos irmãos!


1 COMENTÁRIO

  1. Confesso que foi uma linda surpresa saber da historia desses dois santos irmaos. Justamente pelo sincretismo religioso, nunca tinha lido a respeito deles. Parabens pela coluna, que sempre traz reflexoes belas sobre nossos santos e martires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor