14.3 C
São Paulo
terça-feira, 28 junho, 2022

LEIA NESTA EDIÇÃO丨30

Revista Mensal
Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Pequena-Rússia era como chamavam os russos a Ucrânia – grande honraria, uma vez que a Grande era a própria mãe do Império existente. Tchetchênia, Georgia, Criméia, Báltico, Cáucaso, Moldávia e outros tantos pedaços compunham o mapa de um poder que alcançava, no século XIX, até o Alaska, na longínqua América. Hoje a Rússia de Putin bombardeia a Ucrânia de Zelensky para deixar claro ao vizinho que sonhar com autodeterminação para aliar-se a inimigos em potencial não é aceitável. E alguns desocupados resolvem boicotar a colossal cultura, banhada em titânica história, que nasceu das antigas e intrincadas relações entre a Grande-Rússia e a Pequena. Façamos então deste laço, o tema da presente edição.

Vida e Legado conta as agruras que marcaram para sempre a alma de Dostoiévski na Sibéria, forjando ali o romancista maior do século de ouro das letras russas.

Política e Sociedade interroga Paulo Henrique Araújo sobre as razões profundas da guerra entre Rússia e Ucrânia, e como o público se deixa enganar pelas falácias da potente desinformação que domina o cenário no entretempo.

Vladimir Putin comparece em Perfil, sob a ótica do que deixou ver nas entrevistas a Oliver Stone. Especial: A economia da guerra da Ucrânia é destrinchada por Paulo Kogos. 

Alta Cultura analisa declarações de amor, estocadas e bombardeios entre literatos da pequena e grande Rússia romântica sobre identidade nacional, tendo como ponto de partida o inacabado e singular poema Almas Mortas, de Gógol.

O Ensaio procura mostrar porque a guerra não tem rosto de ninguém, enquanto a história e fortuna da Vodka, a aguinha favorita dos eslavos, é objeto de Patrimônio e Memória.

Com uma lupa sobre o cerne desse fato chamado guerra, Padre Bernardo Maria mostra um Acerto de Vista ao passear de uma novela russa (ou ucraniana?) à Escritura, em busca do que importa ao coração humano.

Bratislava, capital da Eslováquia, é o destino explorado minuciosamente em Turismo e História. Mais de um castelo a explorar e um inesperado encontro de rios… que não se mesclam.

A Sétima Arte dos russos é exemplarmente representada aqui, numa sucinta e prestigiada lista contendo 10 filmes que ajudam você a entender melhor o mundo e a alma eslava. E para mostrar como A Beleza importa, a sequência é um belo artigo sobre dois romancistas universais discutindo culturas locais.

A guerra santa que travam paralelamente a este conflito Rússia e Ucrânia está na Ordem do dia, e as criaturas involuntariamente geradas pela diplomacia americana mostram a que vieram em Governança e Estratégia

Na Marca da Cal convida-nos a capturar, no canto de um pássaro, o que significa “o espírito do tempo”. E caso desconheça o pensamento de Alexandr Dugin, veja se a Resenha sobre o seu debate com o professor Olavo de Carvalho, inspira você a querer entendê-lo melhor. 

Uma Dose de fé, especialmente dedicada a santos nascidos para a eternidade desde que deixaram o local que ora virou zona de guerra, precede a descoberta, em Conversar é pensar junto, de um espelho oculto entre a própria Rússia e uma heroína de Tolstói. 

Recorde em Crônica mais uma habilidade de um ilustre brasileiro sempre presente à nossa memória política. Por último, se você foi tolo o suficiente para ter cogitado “cancelar” a Rússia ou os russos de sua vida, passe no Palco e desista em definitivo de repetir em sua alma a insanidade de rejeitar o belo em prol de vícios capitais, cabível apenas ao nefasto fenômeno da guerra.

Rachmaninoff 1, 2, 3, 4 e todos os versos de Gógol de uma vez. Zdravstvuyet!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. Solicito o envio de boleto, referente a assinatura anual da revista ESMERIL,
    Atenciosamente, Daniel Berard Filho, CPF: 004 931 125 /53
    Av. Silvio Carlos Viana, 1423 ap. 402 57035-160 Maceió – AL

  2. Boa noite, acabo de depositar 79,00 ref assin anual vs Revista Esmeril.

    Segue meus dados para vs confirmação depósito bem como instruções de acesso.

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

ATIVISMO EM PAUTA│Monarquia: pra que te quero?

Um retrato de como pensam e o que esperam os monarquistas brasileiros hoje.  “O melhor sistema de governo é aquele...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img