Seria impossível esgotar o contributo inteiro legado ao Ocidente pela Grécia antiga por meio de uma edição. Mas reunir alguns dos muitos elementos desse conjunto foi o propósito da edição de maio, que costura rastros da Grécia sob 15 perspectivas.

Vida e Legado compara Péricles e Leônidas, ícones maiores das antigas cidades de Atenas e Esparta, enquanto traçamos em Perfil o caráter de Temístocles, terceira estrela da tríade de gregos cuja atuação política cristalizou valores essenciais ainda vivos entre nós.

O aprendizado do grego clássico e das artes liberais é o fio condutor da entrevista com Clístenes Fernandes, em Política & Sociedade.

O sentido do termo Filosofia é repensado na seção As Palavras que usamos, enquanto a definição de verdade segundo Aristóteles é contraposta ao império da desinformação presente, em Mídia e Poder.

Falar em Grécia é fazer um Ensaio sobre a tradição do vinho, jogando com verdades incômodas que o ritual costuma trazer à tona, assim como honrar Hipócrates, pai da medicina e tema da seção Viver Bem.

Patrimônio e Memória lista alguns dos monumentos imbuídos da história memorável vivida pelos gregos, e a controvérsia estética desencadeada pela falsa oposição entre figurativo e abstrato nos faz recordar o quanto A beleza importa.

Pule a seção Território do Riso, caso ainda tenha medo de bullying, portanto, da mordacidade de Aristófanes. E se cinema é seu hobby favorito, não perca a lista de clássicos mais ou menos conhecidos na seção Sétima Arte.

O convidado Especial do mês é Dennys Andrade, que apresenta o paradoxo entre o caráter inóspito das paisagens mediterrâneas e a fertilidade espiritual da Grécia.

Salamina, a ilha destinada a resguardar a possibilidade do ocidente, foi palco de uma batalha exemplar para toda pessoa interessada em Governança e Estratégia, enquanto o veio satírico dos gregos, outra prova do matiz variado da Alta Cultura por eles produzida, parece ter nascido para nunca mais perecer.

Um misto de relato, pensamento e piada dá corpo à Crônica desse mês, e ali no Palco você rememora, leitor, quanta música veio à tona inspirada na sapiência da mitologia.

Como o tempo da liberdade é o registro do perene, escreveremos quantas edições forem necessárias para explorar cada recanto da antiga Grécia. A primeira você abre agora.

Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :