HOJE NA HISTÓRIA | Papa na América do Sul

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O continente recebe a visita do Sumo Pontífice pela primeira vez

No dia 22 de agosto de 1968, o Papa visitava a América do Sul pela primeira vez na História. Nesta época a Igreja estava sob o pontificado de Paulo VI, que fora eleito em 1963, após a morte de João XXIII. O Papa Paulo VI, portanto, chegava a Bogotá, na Colômbia, cinco anos após assumir o ministério petrino.

Giovanni Battisti Enrico Antonio Maria Montini escolhera para o seu pontificado o nome do Apóstolo São Paulo. Este fora o apóstolo que, por meio de suas epístolas e viagens missionárias, expandira a , levando-a a lugares distantes, a povos estranhos. A mensagem do Santo Apóstolo chegaria ao Brasil 1500 anos depois de Christo, com os primeiros missionários.

Paulo VI na Colômbia. Fonte: Vatican News

Paulo VI fora o primeiro Pontífice a viajar de avião; ele recebera a alcunha de “O Papa Peregrino“. Fazendo jus ao nome que escolhera, o do Apóstolo viajante, missionário, Paulo VI notabilizou-se pelas suas viagens à Ásia e África. O Papa empenhou-se no desenvolvimento do “Terceiro Mundo”.

As tecnologias de divulgação em massa da época, como o rádio e a tevê, foram amplamente utilizadas pelo Pontífice que insistia em participar ativamente dos problemas do seu tempo. Em 1964, quando seu pontificado ainda não completara um ano, Paulo VI viajou à Terra Santa com o propósito de estabelecer uma política de aproximação com as outras religiões que reivindicavam o território sagrado.

Paulo VI exerceu o ministério petrino até a sua morte, no dia 6 de agosto de 1978. João Paulo II o sucedeu.


Com informações do portal History UOL e do site de notícias oficial do Vaticano, o Vatican News.

“Toda a vida exige luta. Aqueles a quem tudo lhes é dado se tornam preguiçosos, egoístas e insensíveis aos valores reais da vida. O esforço contínuo e trabalho duro que constantemente tentamos evitar é o principal bloco de construção da pessoa que somos hoje”.

Papa Paulo VI
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma