HOJE NA HISTÓRIA | Nasce Beethoven

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O artista foi um dos grandes B’s da Música

Recordo-me de quando, há uma década, durante a primeira aula de violino na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp Tom Jobim), eu ouvira do professor uma definição sobre Música que se tornou definitiva: “A Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som“. Era o que dizia a primeira página do Bona, o consagrado método de solfejo. Fora nesse momento que passei a pensar nos grandes músicos como artistas.

Ao lado de Bach e Brahms, Beethoven figura entre os grandes B’s que elevaram a Primeira Arte a patamares de excelência sem precedentes. Ludwig van Beethoven nascera no dia 16 de dezembro de 1770, em Bonn, uma cidade às margens do Rio Reno, na região Oeste da Alemanha. O compositor, que sofreu com o drama da surdez nos anos finais de sua vida, legou um repertório digno da Eternidade.

Cena do filme “Minha amada imortal” (1994), do diretor Bernard Rose. Nesta cena é representado o coral do 4º movimento da 9ª sinfonia de Beethoven: Ode à Alegria

“Alegria, mais belo fulgor divino,

Filha do Elíseo,

Ébrios de teu fogo entramos

Em teu santuário celeste!

Teus encantos unem novamente

O que o rigor do costume separou.

Todos os homens se irmanam

Onde pairar teu voo suave”.

Trecho do poema Ode an die Freude, escrito por Friedrich Schiller e musicalizado por Beethoven

Com informações do portal History UOL, do canal no YouTube Lord Music Academy e do documentário da BBC Being Beethoven.

“Não existe verdadeira inteligência sem bondade”.

Beethoven
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma