12 C
São Paulo
terça-feira, 28 junho, 2022

HOJE NA HISTÓRIA | Fundação de São Petersburgo, a ‘Cidade Boreal’

Revista Mensal
Vitor Marcolin
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

A capital cultural da Rússia é a cidade mais setentrional do mundo com uma população acima de um milhão de habitantes

No dia 27 de maio de 1703, o Czar Pedro, cognominado “o Grande”, estabelece a Fortaleza de Pedro e Paulo numa região portuária no norte da Rússia. O Czar, monarca conhecido por ser um grande interessado na marinha, aspirava a construção de um novo porto para o Império Russo, visto que a principal cidade portuária do país, situada às margens do Mar Branco, estava à mercê do inverno implacável.

Czar Pedro, o Grande (1672-1725), retratado por Jean-Marc Nattier, 1717

Cortada pelo rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, a cidade de São Petersburgo cresceu em torno do forte batizado em honra aos apóstolos Pedro e Paulo. O Czar contratou Alexandre Menchikov, um político e militar muito próximo à família real, para conduzir os trabalhos de construção. Camponeses de todo o vasto Império Russo e prisioneiros de guerra suecos foram enviados aos canteiros de obras às margens do rio Neva.

São Petersburgo tornou-se a capital do Império, uma cidade modelo de civilização que contrastava com o restante do país, empobrecido. A cidade é a metrópole mais “ocidentalizada” da Rússia, é tida como o berço cultural do país. Abriga um significativo patrimônio arquitetônico, seus monumentos, como palácios, estátuas, fontes e passeios, foram categorizados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Fortaleza de Pedro e Paulo

O mais importante dentre os tesouros arquitetônicos do país é o Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo; seu acervo inestimável abriga itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da Rússia. Atualmente, São Petersburgo é a cidade setentrional mais populosa do mundo, abrigando uma população de mais de um milhão de pessoas.

Museu Hermitage, um dos maiores do mundo, localizado às margens do rio Neva.

Com informações de Hermitage Museum e Larousse Cultural


“Valoriza-te para mais: os outros ocupar-se-ão em baixar o preço”.

Anton Tchekhov

Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img