HOJE NA HISTÓRIA | Fundação de São Petersburgo, a ‘Cidade Boreal’

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

A capital cultural da Rússia é a cidade mais setentrional do mundo com uma população acima de um milhão de habitantes

No dia 27 de maio de 1703, o Czar Pedro, cognominado “o Grande”, estabelece a Fortaleza de Pedro e Paulo numa região portuária no norte da Rússia. O Czar, monarca conhecido por ser um grande interessado na marinha, aspirava a construção de um novo porto para o Império Russo, visto que a principal cidade portuária do país, situada às margens do Mar Branco, estava à mercê do inverno implacável.

Czar Pedro, o Grande (1672-1725), retratado por Jean-Marc Nattier, 1717

Cortada pelo rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, a cidade de São Petersburgo cresceu em torno do forte batizado em honra aos apóstolos Pedro e Paulo. O Czar contratou Alexandre Menchikov, um político e militar muito próximo à família real, para conduzir os trabalhos de construção. Camponeses de todo o vasto Império Russo e prisioneiros de guerra suecos foram enviados aos canteiros de obras às margens do rio Neva.

São Petersburgo tornou-se a capital do Império, uma cidade modelo de civilização que contrastava com o restante do país, empobrecido. A cidade é a metrópole mais “ocidentalizada” da Rússia, é tida como o berço cultural do país. Abriga um significativo patrimônio arquitetônico, seus monumentos, como palácios, estátuas, fontes e passeios, foram categorizados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Fortaleza de Pedro e Paulo

O mais importante dentre os tesouros arquitetônicos do país é o Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo; seu acervo inestimável abriga itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da Rússia. Atualmente, São Petersburgo é a cidade setentrional mais populosa do mundo, abrigando uma população de mais de um milhão de pessoas.

Museu Hermitage, um dos maiores do mundo, localizado às margens do rio Neva.

Com informações de Hermitage Museum e Larousse Cultural


“Valoriza-te para mais: os outros ocupar-se-ão em baixar o preço”.

Anton Tchekhov

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma