HOJE NA HISTÓRIA | Fundação da cidade de Salvador

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

A cidade baiana foi a primeira capital do Brasil

No dia 29 de março de 1549, o então Governador-Geral do Brasil, Tomé de Souza, ao dar continuidade ao projeto de estabelecimento português na América do Sul, funda a cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. A cidade, ainda pequena e pobremente provida de infraestrutura, torna-se a sede do governo português no novo território.

Os primeiros assentamentos no local deram-se na chamada Vila Velha, na parte baixa da cidade; mas, em função da expansão urbana atraída pela importância político-administrativa da cidade, a ocupação passou às elevações que hoje formam o bairro de Vitória. Talvez a característica mais evidente da cidade de Salvador seja a sua divisão em dois planos: a cidade baixa e a cidade alta.

Tomé de Souza (1503-1579), primeiro Governador-Geral do Brasil

Na Antiguidade, por força da realidade geográfica dos assentamentos, algumas cidades importantes também foram construídas assim, a grega Atenas e a italiana Gênova são grandes exemplos. Até 1763, portanto durante 214 anos, Salvador foi o centro da administração portuguesa no Brasil, depois a capital transferiu-se para o Rio de Janeiro. De Portugal, um sistema administrativo completo havia sido transferido para a Bahia, o projeto incluía desde fortificações a prédios públicos.

Hoje, concentrando mais de 3,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, a cidade de Salvador é o centro urbano mais populoso da região nordeste do país. Aqueles que nascem lá são chamados de soteropolitanos, um termo gentílico criado a partir da tradução grega para Cidade do Salvador: Soterópolis.


Com informações do portal History Channel Brasil e da Enciclopédia Larousse Cultural.


“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Fernando Pessoa

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma