DOSE DE FÉ | João Clímaco

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

São João Clímaco deixou registrado em seu livro Escada Para o Paraíso o caminho que ele mesmo seguiria para chegar à santidade

Hoje é dia de São João Clímaco, abade.

Nascido na Síria, em 579, João era de família rica e nobre, e desde cedo recebeu excelente formação religiosa e literária. Aos 16 anos, sentiu-se chamado para a vida monástica e eremítica. Por isso, foi para o Monte Sinai, onde havia diversos mosteiros. Lá, dedicou-se a uma vida de oração, sacrifícios, estudos e trabalho pesado.

Apesar da vida reclusa que levava, procurando sempre estar o mais possível “escondido” no mosteiro, João logrou uma fama de sabedoria e conselho que se espalhou, de modo que era frequentemente visitado.

Quando completou 60 anos, foi eleito por unanimidade abade geral de todos os monges e eremitas que habitavam o Monte Sinai. Como abade, escreveu muito, porém apenas um de seus escritos se conservou, o livro Escada Para o Paraíso, uma espécie de manual para noviços e monges, em que são apresentados os 30 degraus que devem ser subidos até se alcançar o estado de perfeição da alma. Descrevem-se as dificuldades que serão encontradas no caminho, mostra-se como superá-las, e, por fim, são descritas as alegrias de se alcançar o Paraíso, o último degrau. Foi por causa desse livro que o santo abade ganhou o apelido de Clímaco, expressão grega que significa “escada”.

São João Clímaco pisou o último degrau de sua escada para o Paraíso em 30 de março de 649, aos 70 anos. Passou a ser venerado como santo no próprio dia de sua morte.

São João Clímaco, rogai por nós!

 

A Escada de João

 

Aos dezesseis anos, João

pro Monte Sinai seguiu,

e um degrau primeiro, então,

ao Céu ele concluiu.

 

Naquele monte sagrado,

João orou e trabalhou,

e muito passo foi dado

na escada que ele trilhou.

 

Quando já além da metade

da escada havia trilhado,

com imensa caridade

deixou tudo registrado:

 

como seguir, passo a passo,

para o Céu cada degrau,

e se livrar do embaraço

da eternidade do Mal.

 

Pouco depois, completou

ele mesmo a sua escada,

e com Jesus se encontrou

em Sua Eterna Morada.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor