23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

GAMES | Thetan Arena: “Grátis para jogar” não é mais “jogar para ganhar”

Revista Mensal
Aldir Gracindo
Aldir Gracindo é professor, escritor de artigos, palestrante, ativista político, realista esperançoso, nerd orgulhoso, nacionalista e violoncelista amador.

Algumas atualizações agradaram, mas muitas dúvidas e insatisfações persistem

Nota: Este artigo fala da “atualização de meio de março”, novas informações sobre o jogo estarão disponíveis brevemente.

Thetan Arena tem tomado medidas sucessivas para se manter viável. A mais recente delas muda tudo para os jogadores que tenham a intenção de ganhar dinheiro com o jogo sem fazer qualquer investimento: esta possibilidade deixou de existir.

A partir de hoje, jogadores que não investirem no jogo não podem ter novos ganhos em dinheiro.

Entre as mudanças da nova atualização, os gamers grátis não recebem mais recompensas em THC (a moeda amarela do jogo) por vitórias nas batalhas. As recompensas por etapa estão agora em tokens rosa, os Power Points, que servem para elevar o nível de força dos heróis (que vai de 1 a 10). Veja a imagem abaixo:

Além de ganhos em Power Points, as recompensas agora envolvem conquistar novos heróis (não-gTHC) para jogar (através de cards), incrementos estéticos no avatar e desbloqueio de habilidades especiais (skills) – até ontem, todas as skills do ciclo semanal estavam disponíveis para todos os jogadores.

Desafios do projeto

O Thetan Arena tem feito mudanças sucessivas a fim de se manter economicamente viável.

Após o lançamento do game, o valor da criptomoeda básica do jogo (THC) aumentou do US$ 1 inicial para US$ 1,5244. Foi o período em que os canais de jogos NFT do Youtube anunciavam ganhos diários impressionantes para os jogadores. Passados os lucros especulativos e com mais saques que aportes, o valor da THC caiu até atingir centavos de real brasileiro.

Com o mergulho da THC, vieram os comentários de que o Thetan Arena seria um golpe – o que não tem base em fatos; e que o projeto já estaria fracassado – o que também não é verdade -, mas era preciso medidas que permitissem sua sustentabilidade econômica.

A equipe do Thetan Arena implantou muitos ajustes na economia do jogo. Por exemplo:

  • deixar de vender os heróis em WBNB e passar a aceitar somente pagamentos em THC – sim, o Thetan antes alimentava diariamente valor da WBNB, deixando o THC desvalorizar;
  • passaram a vender heróis “não-gTHC” na loja do aplicativo usando moeda local (isso não é a repetição do erro com o WBNB?),
  • a “queima” (eliminação) de 200 milhões de THC para reduzir a inflação;
  • programa de conversão de THC em THG;
  • a possibilidade de aluguel de heróis;
  • o canto do criador (creator’s corner), onde criadores de conteúdo e jogadores podem ganhar recompensas, a fim de fortalecer uma comunidade de jogadores (esta forma de ganhar THC continua disponível para jogadores free);
  • realização do torneio desta estação, com participação exclusiva para proprietários de heróis NFT e com taxa de ingresso em THC.

Nas últimas semanas, a THC até conseguiu tomar algum fôlego. Mas é preciso mais correções de rumo para a sustentabilidade econômica do empreendimento.

Em janeiro, no canal oficial do TA no Youtube, o presidente executivo do projeto Khanh Nguyen anunciava que quem pretendesse ter ganhos como jogador teria que investir. Estava resolvido que “grátis para jogar” e “jogar para ganhar” seriam atividades diferentes no TA.

Resta ver os resultados das decisões tomadas pela equipe do projeto ao longo de 2022. Isso pode muito bem se resumir em uma pergunta: o esporte eletrônico da equipe coreana consegue agradar uma base de jogadores dispostos a manter o projeto vivo?

Com Informações de Thetan Arena.


“Sou bem sucedido hoje porque um amigo acreditou em mim e não tive coragem de decepcioná-lo”.

Abraham Lincoln

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Queiroga detalha protocolo sanitário da Copa América

Isolamento de delegações, quartos individuais e testes a cada 48H fazem parte do pacote O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img