19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

ESPECIAL丨O triunfo da cosmologia da ordem, por Pe. José Eduardo

Revista Mensal

A visão metafísica do universo como unidade inteligível está na raiz da noção ocidental de dignidade humana, garantia do que entendemos por civilização

O Pe. José Eduardo de Oliveira e Silva, sacerdote da diocese de Osasco, é bacharel em filosofia e doutor em teologia pela Pontificia Università della Santa Croce, em Roma. Segundo ele próprio, um teólogo de ofício e um filósofo por vocação.

Nesta aula gentilmente concedida à Revista Esmeril, discorre sobre a essência da cosmovisão judaico-cristã, a qual situa como pilar supremo dos valores sem os quais a civilização desmorona. Profundo conhecedor das correntes filosóficas ocidentais e munido de grande cultura literária e filosófica, o padre José Eduardo apresenta a cosmologia da ordem própria ao cristianismo com admirável limpidez; percorrendo do islamismo ao hermetismo, do nominalismo a filosofia de Kant; de Hegel aos militantes da cosmologia do caos.

Contributo essencial da cosmovisão judaico-cristã à formação da civilização ocidental, a cosmologia da ordem é a âncora até mesmo da antagônica cosmologia do caos, cuja militância se desdobra nos credos filosóficos do marxismo ao pós-modernismo, uma vez que essas ideologias parasitam os valores do cristianismo, abrigando sua histeria sob sua caridade, ao mesmo tempo em que procuram ruí-los e alardeiam contestá-los.

Alguns ignoram totalmente as origens daquilo que chamam de Civilização Ocidental. Outros acreditam ver suas causas onde nada há além de consequências, diretas ou indiretas. Poucos são aqueles que enxergam nos valores judaico-cristâos as verdadeiras raízes do mundo ocidental; e pouquíssimos são aqueles que, entre esses valores, distinguem os mais essenciais, sem os quais nossa sociedade jamais seria o que é hoje.

A presente entrevista visa justamente identificar um fator fundamental, entre outros, e lançar luz sobre ele para que se possa compreender melhor o quanto o fator judaico-cristão foi essencial para a sólida fundação da Civilização Ocidental.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

MÍDIA E PODER丨A morte da verdade e o império da desinformação

Ou a vida na era que recusa Aristóteles e aclama a mediocridade sorrateira dos sofistas “Se bem que, pensou ele...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img