ENTREVISTA | Japão para os pequenos

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Fábio Gonçalves fala sobre seu novo livro infantil

O entrevistado desta semana é Fábio Gonçalves, que agora em fevereiro teve seu quarto livro infantil lançado pela João & Maria, e a segunda aventura dos irmãos Tuto e José: Onde fica o Japão?. Nesta nova parceria de Fábio com o ilustrador Kenji Okagawa, os dois pequenos vivem uma aventura no arquipélago mais famoso do Oriente, e um dos mais encantadores.

Confira mais detalhes sobre a obra a seguir!


Revista Esmeril: A João & Maria acaba de lançar seu livro Onde fica o Japão?. Como surgiu seu interesse em escrever sobre o Japão para criança?

Fábio Gonçalves: Meu filho mais velho sempre me pede para mostrar o globo terrestre. Numa dessas, falei do Japão e ele ficou todo curioso. Queria ir lá. Eu falava que era longe, mas criança pequena não atina bem com essas questões de lonjura. Então, veja, o livro não é sobre o Japão. Fala, por um lado, desse desejo de uma criança de ir para lá, e, por outro, da lenta compreensão, por parte dela, de que o mundo é muito maior do que a gente imagina. 

Revista Esmeril: Como foi o processo de elaboração do livro? Fez pesquisas e estudos sobre o Japão, etc.? 

Fábio Gonçalves: Não fiz pesquisas. O enredo surgiu de conversas em casa. É uma história bastante simples. Não demandou estudo. Só observação e imaginação.

Revista Esmeril: E as aventuras dos meninos Tuto e José? São baseadas em histórias da sua infância, dos seus filhos, como funcionou esse processo de criação?

Fábio Gonçalves: Sim, são baseados em situações da família. As crianças são curiosas, criativas, vivas. Aí acaba que das nossas conversas e brincadeiras surgem histórias, bem ao natural. Muitas vezes eu conto a história de improviso e vejo se eles dão atenção. Se funciona, eu parto para a estruturação do texto, para a escrita, para as muitas correções, para as conversas com a editora.  

Revista Esmeril: Qual a importância das ilustrações de Kenji Okagawa em seu livro? 

Fábio Gonçalves: Tem importância absoluta. O Kenji é talentosíssimo. E não só no desenhar. Ele consegue captar bem a história, o ambiente, as personagens. E o resultado final é magnífico. Aqueles cenários com mil e uma informações que as crianças e os pais podem explorar. Tudo de primeira. 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com