DOSE DE FÉ | Tiago Maior

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Primeiro dos 12 Apóstolos a ser martirizado, São Tiago Maior estava entre os amigos íntimos de Nosso Senhor

Hoje é dia de São Tiago Maior, Apóstolo.

Filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do Evangelista São João, Tiago era natural de Betsaida, na Galileia. Por sua procedência, e por ser mais velho ou de maior estatura, é chamado de Tiago de Zebedeu ou Tiago Maior, pra diferenciá-lo do Apóstolo homônimo, Tiago Menor, ou Tiago de Alfeu.

Tiago e seu irmão João eram sócios dos Apóstolos Pedro e André em uma pequena frota de pesca. Foi um dos primeiros a seguir Jesus como Seu discípulo, e estava entre os Apóstolos mais íntimos do Mestre. Em três episódios marcantes do ministério de Cristo, ele estava presente: durante a Transfiguração de Nosso Senhor no Monte Tabor, quando Jesus revela a ele, Pedro e André Sua natureza divina; quando Jesus ressuscita a filha de Jairo; e durante a agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras, próximo de Sua prisão.

Filho do Trovão, e bem próximo a Jesus

Há dois episódios importante das narrativas evangélicas envolvendo São Tiago Maior. Um remete à ocasião em que Jesus havia sido rechaçado pelo povo descrente da Samaria, e o Apóstolo e seu irmão João perguntaram ao Mestre se Ele não gostaria que enviassem fogo do céu contra aqueles impios. Jesus os repreendeu por sua cólera desmedida e os chamou de Boanerges, o que quer dizer Filhos do Trovão.

Em outro momento, quando Jesus já se aproximava de Sua Paixão em Jerusalém, a mãe de Tiago, junto com seus dois filhos, pediu ao Senhor que os colocasse junto d’Ele em Sua Glória, um à Sua direita, e o outro à Sua esquerda. Jesus respondeu-lhes que os dois beberiam do mesmo Cálice (sofrimento) que Ele, e O encontrariam na Eternidade. Este episódio evidencia a proximidade do Apóstolo com Cristo.

São Tiago na Hispânia

Segunda a tradição, após a infusão do Espírito Santo em Pentecostes, São Tiago pregou em vários lugares da Península Ibérica (parte do Império Romano conhecida como Hispânia), sobretudo na Espanha. Não obteve muito sucesso, mas lá deixou a semente do cristianismo. Nomeou, por exemplo, o primeiro Bispo de Braga, São Pedro de Rates.

Um episódio ainda mais importante se deu quando o Apóstolo se achava na região de Saragoça e teve um encontro com Nossa Senhora, que apareceu a ele por bilocação[1]. A aparição da Virgem Santíssima aconteceu sobre um pilar, e o relato dessa visão deu origem ao culto de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça.

Imagem de Nossa Senhora do Pilar, baseada em Sua primeira aparição, a São Tiago Maior, ainda em vida

O primeiro mártir entre os Apóstolos

Depois de sua passagem pela Península Ibérica, São Tiago Maior voltou para a Judeia. Seu martírio é noticiado nos Atos dos Apóstolos (12, 1 – 2). Ele foi degolado a fio de espada por ordem do rei Herodes Agripa, neto de Herodes, o grande (que mandou assassinar os Santos Mártires Inocentes). Isso aconteceu por volta do ano 44.

“Martírio de Santiago” (1640), de Francisco Zurbarán

Santiago de Compostela

Após a morte do Apóstolo, seus restos mortais foram transportados, de maneira prodigiosa, de volta à Espanha, e sepultados no local onde hoje é a Catedral de Santiago de Compostela, erigida em sua homenagem. A partir da Idade Média, sobretudo após a expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, o Santuário de Compostela tornou-se o ponto de peregrinação mais visitado do mundo depois de Roma e da Terra Santa.

Catedral de Santiago de Compostela, onde jazem os restos mortais de São Tiago Maior

Santiago Matamoros

Por falar em islamismo, em uma matéria sobre São Tiago Maior não pode ficar de fora o Santiago Matamoros, Protetor da Espanha e Terror dos Infiéis.

Várias tradições contam que, durante as guerras da Reconquista Cristã da Península Ibérica, o Apóstolo foi visto em campo de batalha, em combate contra os infiéis (por isso, o nome Matamoros, ou Mata-Mouros). A influência de Santiago Matamoros foi tão grande no imaginário e na cultura ibéricos, que Miguel de Cervantes, no Dom Quixote, homenageia-o como “um dos mais valorosos santos e cavaleiros que o Mundo alguma vez teve, dado à Espanha por Deus, como seu padroeiro e para sua proteção”.

“Santiago Matamoros” (1610 – 1615), de Francisco Camilo

O Apóstolo, Patrono dos Exércitos Espanhol e Português, inspirou o surgimento da Ordem de Santiago, uma Ordem religiosa e militar fundada por Afonso VIII de Castela e outorgada pelo Papa Alexandre III em 5 de julho de 1175.

Insígnia da Orem de São Tiago

Em nossa luta diária por nossa fé e em defesa de Nosso Senhor Jesus Cristo, espelhemo-nos no Filho do Trovão, primeiro mártir entre os Apóstolos, Padroeiro de Portugal e Espanha, e Terror dos infiéis, invocando-o:

São Tiago Maior, rogai por nós!

 

O primeiro 

Quando voltou da Espanha, São Tiago

foi pregar a Boa Nova na Judeia,

e a Cristo converteu larga alcateia

de descrentes, pagãos, e até de magos.

 

No entanto, um fariseu impenitente

empedernido, denunciou-o ao rei,

que sob a pena de sua injusta Lei,

mandou-o executar incontinenti,

 

conforme o Sacro Verbo, ao fio da espada,

e após tomar do Cálice previsto

um dia pelo próprio Jesus Cristo,

 

com Ele se encontrou em Sua Morada,

e dentre os Doze, foi ele o primeiro

santo mártir em nome do Cordeiro.


[1] Fenômeno sobrenatural em que uma pessoa está em dois lugares ao mesmo tempo. É interessante observar que esta foi a primeira aparição de Nossa Senhora, ainda em vida.

Para saber mais sobre o fenômeno da bilocação e santos que se bilocavam, recomendamos o livro Bilocação: Sua possibilidade, natureza, conceito e os casos reais rigorosamente documentados, de Leonardo Penitente, que você pode adquirir com 50% de desconto aqui.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor