DOSE DE FÉ | Tiago Menor

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Primo de Nosso Senhor e filho de Santa Maria de Cléofas, São Tiago Menor é autor de uma importante Carta Católica do Novo Testamento

Hoje também é dia do Apóstolo São Tiago Menor.

Filho de Alfeu e Santa Maria de Cléofas, São Tiago Menor recebe este nome para que seja diferenciado do outro Apóstolo Tiago (São Tiago Maior), filho de Zebedeu, de maior estatura e mais velho. Ele também ganha os nomes de Tiago, o Jovem, e Tiago, o Justo.

Natural de Nazaré, Tiago era primo de Jesus e irmão de São Judas Tadeu. É considerado o primeiro Bispo de Jerusalém, comunidade cuja liderança assumiu após o martírio de São Tiago Maior e o afastamento de São Pedro da cidade. Atuou decisivamente no primeiro Concílio de Jerusalém, quando se decidiu que não era necessária a observância das leis judaicas para o batismo dos cristãos de origem pagã.

Segundo os relatos do historiador Flávio Josefo, São Tiago Menor foi martirizado por apedrejamento, no ano 62, por ordem do sumo sacerdote Anano, filho de Anás.

Uma das Cartas Católicas do Novo Testamento é atribuída a ele. Em tal escrito, o Apóstolo, que se apresenta como “Tiago, Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”, atenta, entre vários pontos, para a necessidade de se provar a fé em Jesus não apenas verbalmente, mas através de obras piedosas. A carta também exorta os cristãos à vida de oração, à confiança em Deus, ao exercício da humildade e à busca pelo dom da sabedoria. Segundo Bento XVI, em sua carta o Apóstolo “nos ensina a não imaginar que podemos planejar a nossa vida de modo autônomo e interesseiro, mas a dar espaço à vontade imperscrutável de Deus, que conhece o que é verdadeiramente bom para nós”. (Os Apóstolos, p. 86) Dessa forma, segundo o Pontífice, “São Tiago continua sendo um mestre de vida sempre atual para cada um de nós”.

São Tiago Menor, rogai por nós!

 

Primeiro conselho de São Tiago

Baseado em Tg 1, 2 – 8

 

As provações, irmãos, por que passais,

considerai que são grande alegria,

e que seja a paciência vosso guia

para que então não fraquejeis jamais.

 

Se em meio do caminho, fraquejais,

aos Céus solicitai sabedoria,

porém pedi com fé, e não com vazia

tibieza, pois com fé tudo ganhais.

 

Não vacileis, confiança tende em Deus,

pois o homem que vacila é semelhante

a uma onda do mar, vaga e inconstante.

 

Tudo o que tendes vem do Pai aos Seus,

portanto, sempre n’Ele confiai

com firme fé, e no Amor d’Ele ficai.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor