DOSE DE FÉ | Teresa de Jesus Jornet Ibars

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, Santa Tereza de Jesus Jornet Ibars santificou-se no cuidado para com os irmãos mais vulneráveis

Hoje é dia de Santa Teresa de Jesus Jornet e Ibars, religiosa.

Nascida na cidade de Aytona, na Espanha, em 9 de janeiro de 1843, Teresa vinha de uma família de piedosos agricultores. Desde cedo sentiu o chamado para a vida religiosa. Aconselhada por seu tio, o Bem-Aventurado Francisco Palau y Quer, carmelita descalço, estudou em Lérida, e formou-se para ser professora.

Vendo a competência e a piedade da sobrinha, Palau pensou nela como possível colaboradora de uma fundação que ele criara. Assim, em 1862, a jovem professora associou-se às Terceiras Carmelitas dirigidas pelo tio, tornando-se diretora da escola.

Em 1868, ingressou no Convento das Clarissas de Briviesca, onde fez postulado e noviciado. No entanto, quando estava para professar seus votos perpétuos, foi impedida por uma ordem do governo republicano, que proibiu novos votos religiosos. Posterirormente, ainda precisou deixar o convento, pois surgiu em seu rosto uma ferida aparentemente incurável, que poderia ser contagiosa.

Em 1872, conheceu o Padre Saturnino López Novoa, que tinha planos de fundar uma Congregação para cuidar de idosos desamparados. O resultado desse encontro de almas piedosas foi a fundação, em 1873, da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, inicialmente composta por Teresa e mais 11 postulantes. Em 25 anos à frente da Congregação, Teresa fundou outras 103 casas.

Em 26 de agosto de 1897, aos 56 anos de idade, Teresa morreu após uma longa e dolorosa enfermidade. Foi beatificada pelo Venerável Pio XII em 1958, e canonizada por Paulo VI em 1974. Suas últimas palavras que ficaram como um testamento espiritual, foram estas: “Cuidem com interesse e esmero dos anciãos, tenham muita caridade e observem fielmente as Constituições, nisso está a nossa santificação.

Santa Teresa de Jesus Jornet Ibars, rogai por nós!

 

O reencontro de Teresa

 

Teresa de Jesus Jornet Ibars,

quando rumou à Eterna Santa Paz

 

reencontrou todos os seu velhinhos,

de quem tanto cuidou por seus caminhos.

 

Reconheceu-os todos, mas ninguém,

nem ela ou eles, velho era no Além.

 

 Suas feições eram de Eternidade,

e suas almas, pura santidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor