DOSE DE FÉ | Ludgero

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Um dos grandes evangelizadores da Europa entre os séculos VIII e IX, São Ludgero é muito venerado na Holanda, Alemanha, Itália, Suécia, Dinamarca e Bélgica

Hoje é dia de São Ludgero, bispo.

De família nobre, Ludgero nasceu em Zuilen, na Frísia, atual Holanda, em 742. Dedicou-se aos estudos religiosos desde criança e, aos 35 anos, em 777, foi ordenado sacerdote na cidade de Colônia, na Alemanha.

Discípulo dos santos Alcuínio de York e Gregório, que por sua vez foram discípulos de São Bonifácio, Padre Ludgero imitava aqueles grandes santos em seu trabalho de conversão e catequização na Europa. Começou seu sacerdócio em sua cidade natal, e depois estendeu-o para regiões pagãs entre o sul da Holanda, a Suécia e a Dinamarca.

Posteriormente, Ludgero foi convocado por Carlos Magno para evangelizar as regiões que ele conquistava, mas os métodos do imperador não eram exatamente piedosos: os povos submetidos, a começar pelos soldados, eram obrigados à conversão, e quem recusasse o batismo, era condenado à morte. Isso fez com que estourasse uma revolta liderada pelo líder guerreiro saxão Widukindo em 782, o que obrigou os missionários cristãos a fugirem. Padre Ludgero, então, foi obrigado a fugir para Roma, e depois estabeleceu-se no Mosteiro de Montecassino (fundado por São Bento), onde vestiu o hábito e monge, sem no entanto emitir os votos da Ordem.

Em 784, com a conversão de Widikundo, a revolta foi terminada, e Carlos Magno solicitou novamente os trabalhos evangelizadores do Padre Ludgero, que então passaram a dar muitos frutos nas regiões da Saxônia e de Vestfália. O imperador quis nomeá-lo Bispo de Treves, mas ele recusou. Vestiu definitivamente o hábito de monge, emitiu os votos e fundou o Mosteiro de Münster, em torno do qual surgiu a cidade alemã de mesmo nome, e da qual ele seria eleito o primeiro Bispo.

Dotado de espírito empreendedor, Dom Ludgero fundou escolas, construiu igrejas e criou várias paróquias, as quais entregava aos seus discípulos, e ainda prosseguiu com seu trabalho de evangelização da Frísia. Contribuiu decisivamente na conversão de sua terra natal, a Holanda. Na Alemanha, fundou mais um mosteiro beneditino na cidade de Werden (Essen).

Abadia de Werden, na Alemanha, fundada por São Ludgero

São Ludgero morreu em 26 de março de 809. Seu corpo foi transportado para a capela do Mosteiro de Werden, que se tornou ponto de visitação principalmente de fiéis vindos da Holanda. A devoção a este santo é bastante viva entre Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Itália e Alemanha, países que foram por ele visitados durante sua missão apostólica.

São Ludgero, rogai por nós!

 

São Ludgero, o peregrino

 

Foi Ludgero um peregrino

de espírito empreendedor:

cada passo seu foi dado

para a Glória do Senhor.

 

Na Holanda há muito nascido,

Ludgero, desde cedinho

preparava seu caminho

a ser com Jesus seguido.

Como sacerdote ungido,

seu catequético ensino

seguiu variado destino,

portanto, peço permisso

para dizer que, com isso,

foi Ludgero um peregrino.

 

Não foi simples viajante

São Ludgero, pois deixou

por onde esteve e passou

uma pegada marcante.

Sua obra impressionante

foi aos olhos do Senhor:

um amoroso labor

em igrejas e mosteiros,

e escolas, dons verdadeiros

de espírito empreendedor.

 

São Ludgero viajou

por variados países

de diferentes matizes,

e em todos efetuou

o que o Senhor ordenou:

levou Seu Verbo Sagrado

pra este e praquele lado,

em cada aldeia ou cidade,

pois para a Santa Trindade

cada passo seu foi dado.

 

Depois de tanto trabalho,

de tantas árduas labutas,

de andanças e de permutas

de chão, enfim o agasalho,

que à santidade é o atalho,

chegou ao caminhador

e santo empreendedor

Ludgero, que enfim deixou

esta vida, e caminhou

para a Glória do Senhor.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor