DOSE DE FÉ | São Jerônimo

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, escritor, filósofo e historiador, São Jerônimo traduziu a Bíblia do hebraico e do grego para o latim

Hoje é dia de São Jerônimo, sacerdote e Doutor da Igreja.

Nascido na Dalmácia (hoje Croácia), em 347, Jerônimo provinha de uma rica família cristã. No entanto, só foi batizado aos 20 anos, pelas mãos do Papa Libério, quando estudava em Roma.

Logo após o batismo, sentiu-se chamado para a vida religiosa, e retirou-se a uma comunidade monástica na Gália (atual França), onde se dedicou à oração e à contemplação. Depois, retirou-se ao deserto, onde passou longo tempo em rigoroso ascetismo. Viajou, então, a Constantinopla, onde passou a estudar hebraico e grego, para poder compreender melhor as Sagradas Escrituras.

Em 378 foi ordenado sacerdote pelo Bispo Paulino de Antioquia, e depois voltou para Constantinopla, onde continuou seus estudos das Escrituras com São Gregório Nazianzeno. Em 382, foi convidado para ser o secretário particular do Papa São Dâmaso I, o que fez com diligência até 385. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata” e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

Depois de 385, devido a intrigas palacianas, Jerônimo retirou-se para Belém, onde viveu em um mosteiro fundado por sua amiga Santa Paula, e onde continuou a estudar e escrever incessantemente. Sua produção inclui obras hagiográficas (com biografias de Santos diversos, desde personagens das Sagradas Escrituras), historiografia, epístolas e obras teológicas. Combateu de forma dura e explosiva heresias e diversos pensadores e teólogos da época, e suas explosões verbais não poupavam sequer amigos como Santo Ambrósio, São Basílio e Santo Agostinho. Por isso, ganhou o epíteto de O Leão de Belém.

São Jerônimo morreu com quase 80 anos, em 30 de setembro de 420. Por sua prolífera atividade intelectual, este Doutor da Igreja é Padroeiro dos estudos bíblicos, dos arqueólogos, arquivistas, estudiosos da Bíblia, bibliotecários, estudantes e tradutores. O Dia da Bíblia é comemorado também hoje, em sua memória litúrgica. Sobre as Sagradas Escrituras, há uma célebre citação sua: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”.  Sejamos, portanto, assíduos e fiéis às Escrituras, para que sejamos configurados a Cristo, palavra de Deus que se fez carne.

São Jerônimo, rogai por nós!

 

O Leão de São Jerônimo

 

A escrever se encontrava certo dia

Jerônimo, empenhado e concentrado,

quando, sem que ele visse, ali ao seu lado,

achegou-se um leão que lhe estendia

 

sua mísera pata machucada.

Enquanto outros viventes já iam longe,

com medo do animal, o santo monge,

apiedado da fera magoada,

 

tratou suas feriadas com carinho.

Daquele dia em diante, em gratidão,

jamais deixou Jerônimo sozinho

 

o dócil e simpático leão,

companhia agradável e querida,

seu caro amigo até o fim da vida.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor