DOSE DE FÉ | São Filipe, o Evangelista

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Um dos primeiros Sete Diáconos da Igreja, São Filipe, o Evangelista, constitui modelo de missionário da Palavra de Deus

Hoje é dia de São Filipe, o Evangelista.

Filipe viveu no século I, e constava entre os 70 Discípulos, ou seja, foi um dos que, junto com Maria e os Apóstolos, recebeu o fogo do Espírito Santo em Pentecostes. Foi um dos Sete Diáconos do início da Igreja, “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”, escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (cf. At 6, 1 -6).

Quando a perseguição dos fariseus provocou a primeira diáspora cristã, Filipe foi para a Samaria, onde pregou a Palavra de Deus, realizou inúmeros milagres e batizou muita gente, incluindo o mago Simão (cf. At 8, 4 – 13). Seguindo as ordens de um Anjo do Senhor, no caminho entre Jerusalém e Gaza converteu e batizou um eunuco etíope, tesoureiro da Rainha Candace (cf .At 8, 36 – 38). Logo após esse batismo, Filipe foi “arrebatado” e apareceu em Asdode. De lá, pregou até a Cesareia, onde se estabeleceu por um tempo, e onde chegou a hospedar São Paulo e São Lucas (cf. At 21, 8). Segundo a Tradição, fixou-se depois em Trales, no Sudoeste da Turquia, de onde foi o primeiro Bispo.

O nome pelo qual este São Filipe é conhecido (o Evangelista) pode causar certa confusão. Afinal, estamos acostumados a entender “Evangelista” por aqueles Santos que escreveram os 4 Evangelhos canônicos (Matheus, Lucas, Marcos e João). No entanto, devemos entender que São Lucas, nos Atos dos Apóstolos, assim o chama por ele ter sido um grande divulgador do Evangelho, que, se não escreveu, pregou com paixão e alegria em diferentes lugares e a diferentes povos, judeus e pagãos, até mesmo com o auxílio de Anjos do Senhor. Esta é, enfim, a mais importante lição que nos deixa São Filipe: pregar a Palavra de Deus a todos, em todos os lugares, sempre, e sem medo. Que o exemplo de São Filipe, o Evangelista, nos ilumine neste Mês das Missões.

São Filipe, o Evangelista, rogai por nós!

 

O batismo do eunuco

Baseado em At 8, 26 – 40

 

Quando, atendendo a um Anjo do Senhor,

saiu Filipe de Jerusalém

rumo a Gaza, encontrou em seu andor,

 

a ler o Livro de Isaías sem

conseguir, entretanto, compreender,

um etíope eunuco, logo além,

 

e perguntou-lhe: “Podes entender

o que lês?”, e o eunuco respondeu:

“E como eu poderia, sem haver

 

alguém que me explicasse?” Esclareceu,

então, Filipe, ponto a ponto os versos,

e tudo o etíope compreendeu,

 

e com seu coração novo e converso,

pelo Discípulo foi batizado

no rio em cujas águas foi imerso.

 

E tão logo emergiram, transportado

foi Filipe a outras terra, e sumiu,

e o eunuco, em júbilo e maravilhado,

 

louvando a Cristo a estrada prosseguiu.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor