DOSE DE FÉ | Santa Maria Maravilhas de Jesus

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Carmelita Descalça incansável em seu apostolado, Santa Maria Maravilhas de Jesus foi apelida de “Santa Teresa do século XX”

Hoje é dia de Santa Maria Maravilhas de Jesus, virgem.

Nascida em Madri, em 1891, foi batizada com o nome Maria Maravilhas Pidal y Chico de Gusmán. Sua família era profundamente cristã, sendo que seu pai foi embaixador da Santa Sé na Espanha.

Maria sentiu ainda na infância o chamado à vida religiosa. Em 1919, ingressou no Mosteiro das Carmelitas Descalças de Madri, e fez seus primeiros votos em 1921, adotando o nome de Maria Maravilhas de Jesus. Em 1924, fundou junto com outras três religiosas o Carmelo do Monte dos Anjos, no povoado de Getafe, próximo de Madri, junto ao Monumento do Sagrado Coração de Jesus, onde a Espanha havia sido consagrada a Nosso Senhor por pelo Rei Afonso XIII. Tornou-se a primeira Superiora do Mosteiro.

Em 1933, enviou oito de suas Irmãs para fundar o Carmelo de Kottyam, na Índia. Em 1936, com a perseguição anticatólica da Guerra Civil espanhola, foi obrigada a abandonar o Carmelo do Monte dos Anjos. Passou os anos seguintes mudando-se de cidade em cidade, fugindo dos revolucionários. Em 1939, quando pôde retornar ao Mosteiro, encontrou-o todo destruído.

De 1939 para adiante, o trabalhou de Madre Maravilhas de Jesus foi incessante e muito frutífero. Enviou monjas para fundar Carmelos por toda a Espanha: Mancera (1944), Duruelo (Ávila) em 1947, Cabrera (1950), Arenas de San Pedro (1954), Córdoba (1956), Aravaca – Madrid (1958), La Aldehuela (1961), Málaga (1964); finalmente, em 1966, restaurou o Carmelo da Encarnação de Ávila e a casa de Santa Teresa. Em 1954, conseguiu enviar três monjas para ajudar na manutenção do Carmelo de Cuenca, no Equador. Tudo isso sem sair de sua clausura, e sem negligenciar a vida contemplativa que tanto amava.

Carmelo do Monte dos Anjos, em Getafe

Entre 1967 e 1974, fundou escolas para crianças carentes, e também passou a se empenhar na construção de moradias para os pobres. Este projeto ganhou mais força a partir de 1972, quando a Santa Sé aprovou a Associação de Santa Teresa, fundada por Madre Maria Maravilhas para sustentar suas obras sociais.

Santa Maria das Maravilhas de Jesus faleceu em 11 de dezembro de 1974, no Carmelo de La Aldehuela, onde vivia desde 1961. Beatificada por São João Paulo II em 1988, e canonizada pelo mesmo Pontífice em 2003, ela foi apelidada, na Espanha, de “Santa Teresa do século XX”, devido à sua inestimável dedicação à Ordem Carmelita.

Santa Maria das Maravilhas de Jesus, rogai por nós!

 

A Santa Maria Maravilhas de Jesus

Para ser em tempo escuro
um farol de santa luz,
na Espanha nasceu Maria
Maravilhas de Jesus.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

Vivia no seu Carmelo
em santa contemplação,
mas foi expulsa de lá
por ímpia revolução.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

Peregrinou pela Espanha
como exilada fugida,
e quando voltou pra casa,
encontrou-a destruída.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

Reconstruiu seu Carmelo
e muitos outros fundou
com o auxílio das Irmãs
que a toda parte enviou.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

Obreira contemplativa,
com caridade e energia
deu escolas às crianças,
e aos pobres deu moradia.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

Terminada sua jornada,
morreu cercada de amor,
e logo rumou aos braços
de Jesus Nosso Senhor.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

Sua missão foi tão fecunda,
de tão piedosa nobreza,
que seu povo a apelidou
“Segunda Santa Teresa”.
Do Senhor dileta filha
foi Maria Maravilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor