23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

DOSE DE FÉ | Pedro Canísio

Revista Mensal
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Primeiro jesuíta alemão, São Pedro Canísio constituiu o maior obstáculo ao cisma protestante de Lutero em seu tempo

Hoje é dia de São Pedro Canísio, ou São Pedro Kanijs, sacerdote e Doutor da Igreja.

Nascido em Nimega (hoje território holandês, e parte da Alemanha na época), em 1521, Pedro era inclinado à vida religiosa desde pequeno. Aos 12 anos gostava de reunir outras crianças para ensinar-lhes o Catecismo e trechos da Bíblia. Estudou em Colônia e, excelente aluno, doutorou-se aos 19 anos.

Logo depois de formado, recusou o casamento que seus pais queriam lhe arranjar, fez voto de castidade e, sob a orientação espiritual de um professor jesuíta, entrou para a Companhia de Jesus em 1543. Três anos mais tarde, foi ordenado sacerdote (sendo ele o primeiro jesuíta alemão) e enviado de volta a Colônia, onde deveria fundar uma nova casa para a Ordem.

Assumiu a cátedra de Teologia em Colônia, onde combateu incansavelmente o cisma protestante de então. Chegou, inclusive, a conseguir o afastamento do bispo local, que era partidário de Lutero. Tomou parte no Concílio de Trento, como representante do Cardeal Oto de Ausburg, e continuou a combater o protestantismo em diversas cidades na Alemanha, na Itália e até na Polônia.

Escreveu diversas obras, entre elas um famoso catecismo que já foi traduzido para mais de 15 línguas. Fundou colégios católicos em Praga, Viena, Baviera, Innsbruck, Colônia e Dillingen.

São Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597. Por sua incansável obra contra o cisma protestante de Lutero, a Igreja Católica na Alemanha pôde conservar sua integridade no século XVI. Foi canonizado por Pio XI em 1925, quando também foi declarado Doutor da Igreja. No século XIX, o Papa Leão XIII chamou-o de “Segundo Apóstolo da Alemanha, depois de São Bonifácio”.

São Pedro Canísio, rogai por nós!

 

Imitação de Pedro

 

Desde pequeno ajuizado

era o tal Pedro Kanijs,

que a Deus servir sempre quis,

e a Ele ser consagrado.

Doutor bem novo formado,

padre jesuíta quis ser,

e assim o fez Deus valer,

e na santa infantaria

este filho de Maria

Lutero foi combater.

 

Lutero foi combater

o Apóstolo da Alemanha,

Pedro Canísio, com sanha

tamanha em seu proceder,

que a Santa Igreja fez ser

na Alemanha preservada.

Salve ó data abençoada,

salve alemão jesuíta,

e que o Senhor nos permita

ter tua luta imitada!  


Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

 

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Finados

Finados   I Dos bisos conheci o Nona e a Nono, avós do pai, bem pouco conhecidos, na verdade, em seus mundos recolhidos, alçados quase...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img