DOSE DE FÉ | Natividade de Maria Santíssima / Nossa Senhora Menina

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Hoje é o dia da Natividade de Nossa Senhora, e também o dia de Nossa Senhora Menina.

Celebra-se nesta data o dia em que Deus começou a pôr em prática Seu plano salvífico, ao escolher Aquela que, concebida livre de todo pecado, viria ser a Mãe do Redentor.

Esta data remonta ao século V, quando foi comemorada pela primeira vez como Festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est (literalmente, “Onde nasceu Santa Maria), hoje a Basílica de Santa Ana, em Jerusalém. É celebrada em 8 de setembro desde que foi inserida no calendário litúrgico tridentino, pois, segundo a Tradição, foi nesta data que Ela nasceu.

Basílica de Santa Ana, em Jerusalém

Associada à Festa da Natividade está a de Nossa Senhora Menina, cuja devoção remonta ao ano de 1840, no Convento de São José da Graça, na Cidade do México, onde residia uma comunidade de monjas concepcionistas. Uma delas, irmã Magdalena, na celebração de Santos Reis, em 6 de janeiro, teve a inspiração de se celebrar com cânticos o nascimento de Maria, assim como se faz com o Menino Jesus. À sua mente veio a imagem de Maria recém-nascida, sobre nuvens, deitada, vestida como uma rainha, dizendo: “Concederei todas as graças às pessoas que me pedirem e me honrarem na minha infância, pois é uma devoção muito esquecida”.

Imagem de Nossa Senhora Menina, segundo a visão de Irmã Magdalena

Muito impressionada, irmã Magdalena insistiu por inúmeras vezes para que a abadessa Madre Guadalupe a autorizasse a mandar esculpir a imagem que trazia em sua mente, para fazer conhecer a devoção. Após diversas recusas, em um dia em que limpava a sacristia do Convento, a monja deparou-se com uma cabeça de anjo quebrada e pediu para que a imagem pudesse ser esculpida a sobre aquela peça. Finalmente, obteve autorização.

Representação de Nossa Senhora Menina feita pela artista Liz de Souza

Esculpida a imagem, do tamanho de uma criança recém-nascida, a devoção se fez conhecer pela irmã Magdalena por toda a Cidade do México, que obteve muitas graças sob a intercessão de Maria Menina. O Papa Gregório XVI aprovou a devoção à infância de Maria e enriqueceu-a com indulgências. No Brasil, essa devoção foi trazida pelas mãos de Dom José Tomás Gomes da Silva, primeiro Bispo diocesano de Aracaju (SE), que erigiu em homenagem à Mãe de Deus o Santuário Eucarístico Nossa Senhora Menina, inaugurado naquela cidade em 08/09/1942.

É com um poema em homenagem a Maria Menina que termina a Dose de Fé de hoje.

Ó Maria Concebida sem Pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!

Nossa Senhora Menina, rogai por nós!

 

A Maria Menina

 

Reclinada num bercinho

de nuvens, flores e amor

dorme em Seu santo esplendor

a Mãe de Nosso Deus Niño.

 

Sendo Ela ainda criança,

se inscreve n’Ela o destino:

ser morada do Menino

que é salvação e esperança.

 

A menina há de viver

sofrimento e dor enormes,

mas por enquanto Ela dorme

em Seu santo alvorecer.

 

Bendita seja Sua sina,

a tanta dor reservada;

por nós rogai, Imaculada

Nossa Senhora Menina!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor