DOSE DE FÉ | Mônica

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Mãe de Santo Agostinho, Santa Mônica fez-se exemplo de intercessora ao rezar incessantemente durante 30 anos pela conversão do marido e dos filhos

Hoje é dia de Santa Mônica, viúva.

Nascida em Tegaste (atual Souk Ahras, na Argélia), em 331, Mônica era de uma família abastada. Desde criança mostrava-se muito piedosa., sobretudo no cuidado com os pobres.

Aos 17 anos, casou-se com um nobre decurião chamado Patrício, com quem teve três filhos: Agostinho, Navigio e Perpétua, que se tornou religiosa. os dois filhos homens e o marido, no entanto, tornavam a vida de Mônica muito desgostosa. Patrício era um esposo bruto e violento, e os dois rapazes, apesar da educação na fé cristã, entregavam-se a vícios e uma vida desregrada. Agostiho, em particular, envolvia-se com seitas heréticas.

Diante da triste situação familiar, Santa Mônica atuou como intercessora pela conversão dos filhos e do marido, rezando incessantamente por 30 anos, ao fim dos quais suas preces foram todas atendidas. Seu filho Agostinho, inclusive, além de se converter, tornou-se Bispo, teólogo e Santo.

Em sua vida orante e fiel a Nosso Senhor, sem desanimar, intercedendo noite e dia pelos seus, Santa Mônica, modelo de mãe e esposa, assemelhou-se a Maria Santíssima, nossa eterna e maior intercessora junto a Deus. Portanto, quando pedirem a interceção de Nossa Senhora, lembrem-se também desta intercessora em particular, Santa Mônica de Tegaste.

Santa Mônica, rogai por nós!

 

A intercessora

 

Ao ver-se Mônica tão desgostosa

co’a família que se lhe punha adiante,

 sendo ela tão devota e piedosa,

por trinta anos rezou perseverante.

 

Não se fez de coitada ou melindrosa,

e só rezou, e em cada vão instante,

e a sua fé mostrou-se poderosa,

pois foi, no fim das contas, triunfante:

 

a família foi toda convertida,

e a Deus, até, dois santos ofertou:

Agostinho, que Bispo se sagrou,

 

e ela pópria, a constante e decidida

Santa Mônica, a intercessora fiel

que hoje por nós advoga lá do Céu.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor