22 C
São Paulo
quinta-feira, 26 maio, 2022

DOSE DE FÉ | Matias

Revista Mensal
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes entre os Apóstolos, São Matias é a Décima Segunda Estrela da Coroa de Nossa Senhora

Hoje é dia de São Matias, Apóstolo.

Pouco se sabe sobre a vida de São Matias. As informações a seu respeito constam no livro dos Atos dos Apóstolos (1, 15 – 26). Após a Morte, Ressurreição e Ascenção de Nosso Senhor, Matias foi escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, que traiu Jesus e depois smmmuicidou-se. Era importante para os Apóstolos que se mantivessem no número de 12, pois eles simbolizavam as 12 tribos de Israel, que por sua vez simbolizavam o povo de Deus.

A fala de São Pedro nos Atos revela que São Matias era seguidor de Jesus desde o início da Sua vida pública, com Seu batismo por São João Batista, e que foi testemunha de Sua Ressureição.

Segundo a Tradição, o 12º Apóstolo, após receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, anunciou o Evangelho nas regiões da Judeia, Capadócia e Etiópia, sempre sofrendo duras perseguições, mas convertendo um grande número de pessoas à fé. Ganhou a palma do martírio no ano 80, em Jerusalém, onde foi morto por apedrejamento e depois decapitado.

Bento XVI, em seu livro Os Apóstolos, faz uma interessante reflexão sobre São Matias, quando de sua escolha para assumir o lugar de Judas: “embora não faltem na Igreja cristãos indignos e traidores, cabe a cada um de nós contrabalançar o mal por eles praticado com o nosso testemunho cristalino a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador” (p. 141).

Peçamos, pela intercessão de São Matias, a sabedoria, o discernimento e a humildade para que consigamos distinguir o bem e o mal em nossas vidas e em nossa Igreja e, assim como ele, seguir o caminho que conduz à Glória.

São Matias, rogai por nós!

 

O martírio de São Matias

 

Pregava na Judeia São Matias,

e transformava muitos corações,

logrado a Cristo muitas conversões,

no Céu gerando festas e alegrias.

 

Um grupo de endemoninhados maus

armou-lhe um falso e ignóbil julgamento,

e condenado ao apedrejamento,

enquanto era alvejado por calhaus,

 

ergueu as mãos ao céu e, como Cristo,

ao Pai o seu espírito entregou,

e seu destino, escrito e já previsto,

 

foi Sua Casa, aonde então rumou,

e o Décimo Segundo de Israel

é Estrela que hoje brilha no Alto Céu.


Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Finados

Finados   I Dos bisos conheci o Nona e a Nono, avós do pai, bem pouco conhecidos, na verdade, em seus mundos recolhidos, alçados quase...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img