DOSE DE FÉ | Josué

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Sucessor de Moisés, Josué, junto com Calebe e os israelitas fiéis a Deus, tomou posse de Canaã, a Terra Prometida

Hoje é dia de São Josué, Patriarca.

Josué, filho de Nun, viveu cerca de 110 anos, entre 1245 e 1355 a.C. Ele era o principal auxiliar e soldado de Moisés, e o sucedeu na liderança dos israelitas por indicação de Deus ao Patriarca do Êxodo (Dt 31, 7).

Os capítulos 13 e 14 de Números relatam que quando os israelitas avistaram a terra prometida de Canaã, Moisés escolheu 12 dos seus, um de cada uma das tribos de Israel, e os enviou como espiões para sondar a terra que lhes seria deixada como herança. Entre eles estava Josué, da tribo de Efraim, e Caleb, da tribo de Judá. Os espias, como são chamados nas Escrituras, relataram que ali realmente havia uma terra muito boa, mas muito bem fortificada, habitada por guerreiros fortes e poderosos, e até mesmo gigantes.

Diante da covardia dos companheiros, levantaram suas vozes Josué e Caleb, que defendiam que os israelitas deveriam marchar à terra de Canaã e tomar-lhe posse. Seu discurso inflamado provocou a revolta da assembleia reunida em torno de Moisés. Estavam, de fato, a ponto de apedrejar os dois quando interveio o próprio Deus, cuja voz calou todas as outras. Com exceção dos dois espias leais, Josué e Caleb, o Senhor amaldiçoou todos os israelitas com mais de 20 anos a jamais pisar na terra prometida. A palavra de Deus foi cumprida, e apenas os jovens israelitas, acompanhados de seu líder Josué e de Caleb, herdaram Canaã.

Josué é reconhecido como santo pela Igreja devido à sua fidelidade a Deus, e constitui modelo de coragem e confiança no Senhor mesmo diante dos piores desafios, aqueles aparentemente impossíveis de serem enfrentados. Diante da covardia e da rebeldia de seu povo, ele não tremeu nem recuou. Por isso, mereceu herdar e tomar posse da terra prometida pelo Pai.

Que o Padroeiro dos espiões e da inteligência nos sirva de modelo para todos os desafios de nossas vidas, sobretudo os que se colocam contra nosso Deus, nossa Igreja e nossa fé. Para que a coragem, a lealdade, a confiança e a força de espírito de Josué sejam também as nossas, peçamos:

São Josué, rogai por nós!

 

A maldição às portas de Canaã

 

Quando Josué voltou com seus espias

da Terra Prometida e relatou

os bens e males que encontrado havia,

contra ele o povo  todo se voltou.

 

Estava para ser apedrejado

junto a Calebe, seu tenente fiel,

quando, tremenda, ribombou do Céu

a voz do Altíssimo, encolerizado:

 

“Vós todos, ímpios, que não confiais

em vosso Deus, amaldiçoo agora:

Não entrareis em Canaã jamais!”

 

E assim, como selado àquela hora,

em Canaã entraram só Josué

e os que foram poupados por Javé.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor