DOSE DE FÉ | João Crisóstomo

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Perseguido e injustiçado, São João Crisóstomo provou do sofrimento de Cristo ao amar sem medida aqueles que o odiavam

Hoje é dia de São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja.

Filho de ricos pais greco-sírios, João nasceu na Antioquia, em 347. Ainda recém-nascido perdeu o pai, que era comandante das tropas imperiais no Oriente, e foi criado por sua mãe, Santa Antusa, que lhe proporcionou uma formação com os melhores mestres de então.

João desde criança demonstrava vocação para a vida religiosa, mas ficou com a mãe até que ela morresse. Depois disso, foi viver retirado no deserto, em uma gruta, em oração, jejum e penitência, e a estudar as Sagradas Escrituras. Quando voltou a Antioquia, foi ordenado sacerdote.

Padre João tornou-se muito popular entre os fiéis por suas homilias simples e diretas, sem alegorias, como era o costume no Oriente, e que revelavam de maneira mais palpável o caráter pedagógico das Sagradas Escrituras. Foi nessa época que ganhou o apelido de Crisóstomo, que quer dizer “Boca de Ouro”.

Em 397 padre João foi nomeado Arcebispo de Constantinopla. Popular entre os fiéis, conquistou muitos inimigos em meio ao alto clero e a aristocracia local, sobretudo por causa de suas reformas clericais, que previam que os sacerdotes regionais abandonassem a corte e ficassem em suas paróquias. Em particular, irritou Teófilo, Patriarca de Alexandria que havia sido contrário à sua nomeação, e Élia Eudóxia, esposa do imperador Arcárdio, que se incomodava com as pregações do Arcebispo contra o uso de vestimentas escandalosas.

Em 403 o Patriarca Teófilo organizou um Sínodo fraudulento, no qual São João Crisóstomo foi injustamente acusado de heresia. Isso ocasionou-lhe a deposição e o exílio. No entanto, pouco tempo depois Arcádio precisou chama-lo de volta, devido à revolta popular gerada pela fraude contra o querido Arcebispo.

Pouco depois, Eudóxia mandou erguer uma estátua de prata sua no Augusteu, importante praça próxima à Catedral de Constantinopla, e São João Crisóstomo foi implacável com sua autoilotratria. Em uma homilia, comparou-a a Herodíades. Novamente, foi banido.

Com o auxílio de Santo Inocêncio I, Papa que não teve sucesso em interceder por ele, São João Crisóstomo continuou, mesmo do exílio, a exercer enorme influência sobre Constantinopla, com as cartas que enviava frequentemente à sua antiga Sé – tais documentos, junto com suas homilias, valeram-lhe posteriormente o título de Doutor da Igreja. Por isso, ele foi mandado para um exílio ainda mais distante, além Cáucaso, na cidade de Pítio, na Abecásia (país ao norte da Geórgia), onde morreu, com a saúde debilitada, em 14 de setembro de 407.

São João Crisóstomo teve sua honra restaurada posteriormente. Em vida, padeceu, como Cristo, as injustiças por amar aqueles que o odiavam. Afinal, foi para a salvação daquelas almas, de uma corte tão corrompida, que pregava e admoestava, e esta é uma das provas de maior amor que se pode dar. Que das hostes celestes que hoje habita, ele possa interceder por nós diante das injustiças deste mundo, inspirando-nos, além de fortaleza, sabedoria e mansidão, um amor igual ao seu.

São João Crisóstomo, rogai por nós!

 

Oração a São João Crisóstomo

 

Tal qual São João Crisóstomo eu queria

possuir tão colossal sabedoria,

pregar com evangélica energia

e viver em monástica humildade.

Queria ter a sua caridade,

amando com veraz sinceridade

aqueles que me odeiam, sem medida.

Queria ver sua alma refletida

na minha, tão mesquinha e combalida,

e ver surgir no meu, seu coração,

ter suas fortaleza e mansidão,

como ele, unir-me a Cristo em Sua Paixão.

Mas não sou João Crisóstomo, confesso;

sou fraco e diminuto, porém peço

a ele: antes do Crístico Regresso,

antes que desta vida eu veja o fim,

para esta humilde prece, imploro um sim:

São João Crisóstomo, rogai por mim!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor