DOSE DE FÉ | Isidoro Lavrador

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Padroeiro dos trabalhadores rurais, dos desempregados, dos indígenas e de Madri, Santo Isidoro Lavrador dedicou sua vida ao trabalho, à oração e aos mais pobres 

Hoje é dia de Santo Isidoro Lavrador, leigo.

Nascido em Madri, em 1070, Isidoro era filho de camponeses. Trabalhava com a família no campo, e desde pequeno revelou-se afeito à vida devota e à caridade com os mais pobres.

Casou-se com a Bem-Aventurada Maria Toríbia (celebrada em 22 de julho), com quem teve um filho, São Illán Lavrador (celebrado em 16 de maio), que morreu ainda criança.

Era seu costume frequentar a missa todos os dias bem cedo, antes de trabalhar, e também fazia uma pausa diária no trabalho para rezar o Santo Terço, sempre de joelhos. Por isso, chegou a ser injustamente apontado a seu patrão, acusado de prevaricar. O patrão, no entanto, diante da produtividade de seu trabalho e da bondade de Isidoro, não viu meios nem razão de puni-lo.

Isidoro e Maria Toríbia, pobres, sempre estiveram ao lado daqueles ainda mais pobres. Mantinham para si o estritamente necessário, e todo o restante do que produziam e ganhavam, doavam aos mais necessitados, que nutriam grande amor pelo santo casal.

Santo Isidoro faleceu em 15 de maio de 1130, em Madri. Seu sepultamento foi acompanhando pelos inúmeros pobres e necessitados que eram assistidos por ele e sua esposa. Foi entre esses pobres de Madri que começou a devoção ao santo lavrador, e diversos milagres foram atribuídos à sua intercessão.

Canonização

O processo de canonização de Santo Isidoro Lavrador iniciou-se a pedido de Felipe II, rei da Espanha entre 1556 e 1598, que foi curado de uma grave enfermidade após clamar por sua intercessão, e foi oficializado em 1622, pelo Papa Gregório XV. Juntamente com ele, foram canonizados Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, Santa Teresa de Ávila e São Felipe Neri. Foi instituído como Padroeiro dos trabalhadores rurais, dos desempregados, dos indígenas e da cidade de Madri.

Santo Isidoro Lavrador, rogai por nós!

 

A Santo Isidoro Lavrador

 

Um trabalhador da roça

sempre aos pobres dedicado,

este foi Santo Isidoro,

de Jesus um filho amado.

Servo amado do Senhor

é Isidoro Lavrador!

 

Empenhado na labuta,

ia à missa todo dia,

e depois do Santo Terço,

melhor e mais produzia.

Servo amado do Senhor

é Isidoro Lavrador!

 

Junto com sua amada esposa,

sempre dado à caridade,

era querido dos pobres

de toda a sua cidade.

Servo amado do Senhor

é Isidoro Lavrador!

 

Quando morreu, o velou

a faminta multidão

a quem tanto dedicou

sua vida, de coração.

Servo amado do Senhor

é Isidoro Lavrador!

 

Hoje muito mais labuta,

intercedendo no Céu

pelo camponês, o pobre

e todo cristão fiel.

Servo amado do Senhor

é Isidoro Lavrador!


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor