DOSE DE FÉ | Inês de Montepulciano

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Conheça a história de Santa Inês de Montepulciano, que foi eleita priora aos 15 anos e transformou um prostíbulo em convento

Hoje é dia de Santa Inês de Montepulciano, priora.

Nascida na aldeia de Graciano, próxima à cidade de Montepulciano, na Itália, em 1268, Inês provinha de uma família muito rica e piedosa. Aos 6 anos disse aos pais que queria tornar-se freira, e tal era sua determinação, que quando tinha 9 anos foi deixada aos cuidados das Irmãs de um convento dominicano. A sabedoria da jovem Inês era tamanha, que aos 15 anos foi eleita Superiora do convento, com uma autorização especial do Papa Nicolau VI.  

Madre Inês vivia em profunda comunhão com Cristo, e era bastante atenta à realidade fora dos muros do convento. Havia em Montepulciano um prostíbulo muito frequentado, o que muito a incomodava. Certo dia, a Superiora disse às suas freiras que ainda haveria de transformar aquele bordel em um convento, e assim o fez. Começou a visitar as mulheres do prostíbulo e, aos poucos, as foi convertendo ao Evangelho, até que, em pouco tempo, aquela casa de pecado de fato se transformou em uma casa santa.

Em 20 de abril de 1317, adoentada, Madre Inês pressentiu sua morte, bendisse a Deus por todas as obras que havia logrado em Seu nome, e entregou-Lhe o espírito. Anos depois, descobriu-se que seu corpo estava incorrupto. Hoje, ele se encontra exposto na Igreja Dominicana de Orvieto.

Além das prostitutas de Montepulciano, Santa Inês ainda converteu muitos pecadores “incuráveis”, tanto em vida como depois dela, atendendo orações de intercessão de muitos fiéis. Seus prodígios exortam-nos tanto à nossa própria mudança de vida como à oração por aqueles a quem desejamos a conversão.

Santa Inês de Montepulciano, rogai por nós!

 

A conversão do bordel

 

Na cidade de Montepulciano

um prostíbulo havia, e Madre Inês

para a casa traçou beato plano:

mudá-la de um de cupidez

 

em um santo convento cristiano.

Assim pensou, e assim de fato o fez:

com todo seu amor dominicano,

uma por uma converteu por vez

 

as prostitutas todas do bordel,

que após sua completa conversão,

transformou-se de altar de danação

em seguro caminho para o Céu.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor