DOSE DE FÉ | Domingos de Gusmão

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Fundador da Ordem dos Frades Pregadores, ou Ordem Dominicana, São Domingos de Gusmão enfrentou a hereges albigenenses com sua poderosa pregação e salvou um sem-número de almas

Hoje é dia de São Domingos de Gusmão, sacerdote.

Nascido na vila de Caleruega, na Velha Castela (hoje Espanha), em 1170, Domingos provinha de uma família da pequena nobreza militar. Seu nome foi escolhido pela mãe, a Bem-Aventurada Joana de Aza, que, durante a gravidez, havia feito uma novena em homenagem a São Domingos de Sillos, que no 7º dia da novena apareceu e ela e anunciou-lhe que o bebê viria a ser santo – aliás, não só ele; seu irmão Antônio, também sacerdote, morreu com fama de santidade, e seu irmão Manes também foi beatificado pela Igreja.

Félix de Gusmão, pai de Domingos, queria-o para a carreira das armas, mas o pequeno, sempre grudado à mãe, mulher piedosa e grande esmoler, enveredou-se para a vida religiosa. Aos 24 anos, foi ordenado sacerdote.

Enviado para a diocese de Osma, onde foi nomeado Cônego, destacando-se por sua inteligência e seu zelo. Por isso, foi convidado pelo rei de Castele e Leão, Dom Afonso VII, para auxiliá-lo em trabalhos diplomáticos, e também para representar a Santa Sé em algumas missões.

Em 1204, Padre Domingos foi a Roma pedir ao Papa Inocêncio III permissão para evangelizar os povos bárbaros da Germânia. No entanto, o Pontífice tinha outros planos para ele, e enviou-o ao Sul da França, onde crescia a heresia albigenense, ou catarismo, variante gnóstica segundo a qual havia um deus bom, ligado ao mundo espiritual, e um mau, ligado ao mundo material (portanto, todo o mundo material seria mau, e as pessoas deveriam entregar-se à ascese extrema). Assim, o Sul da França tornou-se seu principal campo de ação, onde São Domingos, em meio a inúmeras dificuldades e obstáculos, converteu e arrebatou uma multidão de hereges com sua poderosa pregação, salvando um sem-número de almas.

Em 1207, em meio à sua missão apostólica, São Domingos fundou, na cidade de Santa Maria de Prouille, o primeiro mosteiro do que viria a ser a Ordem Segunda de São Domingos, para um grupo de mulheres convertidas do catarismo. Ali, surgiriam as primeiras monjas dominicanas. Na igreja desse Mosteiro, a Virgem Santíssima apareceu a São Domingos, pedindo-lhe que difundisse a devoção e a oração do Santo Rosário, prometendo-lhe, com isto, a conversão dos hereges e salvação dos fiéis. Por esta razão, os dominicanos são conhecidos como os Guardiões do Santo Rosário.

O sucesso das pregações de São Domingos espalhou-se pela Europa, o que fez com que ele ganhasse um grupo de jovens seguidores, que passou a liderar com o nome de Irmãos Pregadores. Fazia parte desse grupo um dos irmãos de Domingos, o Bem-Aventurado Manes de Gusmão.

Conforme seu grupo foi crescendo, São Domingos viu a necessidade de criar uma Ordem. Assim, surgiu em Toulouse, em 1215, a Ordem dos Frades Pregadores, ou Ordem Dominicana, aprovada em 1216, que previa a difusão da Palavra de Deus por meio de uma vida de pobreza mendicante, obediência e castidade. Além disso, unindo a fé à ciência, os dominicanos espalharam centros universitários por toda a Europa.

São Domingos de Gusmão faleceu em 8 de agosto de 1221, aos 51 anos. Sua fama de santidade e os testemunhos de inúmeros milagres por sua intercessão fizeram com que fosse canonizado apenas 13 anos após sua morte, em 3 de julho de 1234, pelo Papa Gregório IX. Foi enterrado no interior da Catedral de Bolonha, cidade da qual foi declarado Padroeiro Perpétuo e Defensor. Constitui modelo de pregador que uniu a contemplação à ação apostólica na difusão da Verdade evangélica.

São Domingos de Gusmão, rogai por nós!

 

A São Domingos de Gusmão

 

Quando sua mãe o levava

no ventre, o nome lhe deu

de Domingos, Santo Abade

que pra ela apareceu.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

O menino foi criado

cercado de santidade,

e a vida religiosa

escolheu em tenra idade.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Ordenado ainda bem jovem,

tão brilhante era, que até

trabalhou junto do rei,

do Bispo e da Santa Sé.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Os bárbaros da Germânia

queria catequizar,

mas aos cátaros hereges

o Papa o mandou pregar.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Deu frutos seu ministério,

Não sem sacrifício e dores,

mas em pouco tempo logrou

ter piedosos seguidores.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Em meio às batalhas diárias,

pediu-lhe, em aparição,

a Mãe de Deus, que espalhasse

do Rosário a devoção.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Ele obedeceu à Mãe,

e logo se pôde ver

sua missão, mais que nunca,

além da conta crescer.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Eram tantos pios jovens,

a segui-lo, entusiasmados,

que nos Frades Pregadores

eles foram transformados.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Enquanto sua santa obra

pela Europa era espalhada,

Nosso Senhor o chamou

à Sua Eterna Morada.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

Legou-nos a sua Ordem

um time dos mais divinos,

com Catarina de Siena

Pio V e Tomás de Aquino.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.

 

São Domingos, com seu grupo

de ilustres dominicanos,

intercede pra que Deus

nos chame aos Divinos Planos.

São Domingos de Gusmão,

ilustre em sua pregação.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor