DOSE DE FÉ | Cirilo e Metódio

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Os Santos Cirilo e Metódio, responsáveis pela evangelização dos povos eslavos, foram declarados, junto com São Bento, como Padroeiros da Europa 

Hoje é dia dos Santos Cirilo e Metódio, respectivamente monge e bispo.

Nascidos na Macedônia, estes dois irmãos foram batizados como Miguel (815) e Constantino (826), e posteriormente escolheram Cirilo e Metódio como seus nomes religiosos. Como eram filhos de um grego com uma eslava, dominavam ambos os idiomas, e isso foi decisivo para seus apostolados na Europa Central.

Constantino (Metódio) chegou a ser governador da Macedônia Inferior, mas aos 38 anos deixou a carreira política para ingressar no Mosteiro de Bósforo e abraçou a vida religiosa, assim como seu irmão. A missão de ambos começou em 861, quando foram enviados para evangelizar os povos eslavos.

Cirilo, criador do alfabeto eslavo, teve a iniciativa de traduzir para aquele idioma a Bíblia, o Missal e diversos textos rituais. Com o apoio do irmão, alfabetizou e treinou uma equipe de padres missionários que passaram a pregar, evangelizar e celebrar missas no idioma eslavo. Isso gerou controvérsias no meio eclesiástico, e, acusados de cisma e heresia, ambos foram enviados a Roma, onde conseguiram o apoio do Papa Adriano II, que abençoou sua iniciativa. Um fato importante sobre este encontro é que a Providência, como forma de endossar o santo trabalho dos irmãos diante do Sumo Pontífice, fez com que Cirilo, pouco tempo antes da partida para Roma, encontrasse um corpo boiando no mar e, ao resgatá-lo, reconheceu ser São Clemente I, cujas relíquias apresentou ao Papa.

Cirilo faleceu pouco depois destes eventos, em 14 de fevereiro de 869, em Roma. Seu funeral, na Igreja de São Clemente, presidido por Adriano II, foi celebrado em língua eslava. Metódio chegou a ser sagrado Arcebispo de Panônia e da Morávia, onde recebeu a autorização para trabalhar com a língua eslava, mas acabou sendo preso ao chegar à Panônia, e só conseguiu a liberdade após a intervenção do Papa João VIII, em 874. Depois disso, atuou na Morávia até sua morte em 885.

Em 1980, São João Paulo II proclamou os dois irmãos como Patronos da Europa, junto com São Bento. Também são considerados como Apóstolos dos Povos Eslavos.

Santos Cirilo e Metódio, rogai por nós!

 

A bênção de São Clemente

 

Quando Cirilo e Metódio

pregavam à eslava gente,

foram alvos de inveja e ódio,

de ciúmes tolo e descrente.

 

A Roma foram chamados,

mas antes de viajar,

nutrindo santos cuidados,

Cirilo orou junto ao mar.

 

Boiando um corpo surgiu,

e o monge, mais que ligeiro,

foi resgatá-lo, e então viu

que era Clemente Primeiro.

 

De tais relíquias munidos,

à Santa Sé viajaram,

e por elas protegidos,

afortunados chegaram.

 

O Papa viu nos irmãos

modelos de santidade,

e impondo-lhes suas mãos,

abençoou sua atividade,

 

e os dois aos Céus se volveram

em oração reverente,

e juntos agradeceram

a benção de São Clemente.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor