DOSE DE FÉ | Barnabé

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Companheiro de São Paulo e de São Lucas em muitas missões, São Barnabé é citado no Novo Testamento 29 vezes

Hoje é dia de São Barnabé, Apóstolo.

Filho de judeus gregos da ilha de Chipre, descendente da tribo de Levi e nascido com o nome de José, São Barnabé foi um dos primeiros cristãos a serem mencionados no Novo Testamento, onde é citado por 29 vezes. Era primo de São Marcos, Evangelista, que certamente influenciou sua vida.

Barnabé tinha posses em Chipre, mas após sua conversão ao cristianismo, vendeu tudo o que tinha e doou o dinheiro para os líderes da Igreja em Jerusalém. Por isso os Apóstolos da Cidade Santa deram-lhe o nome de Barnabé, que quer dizer “Filho da Consolação”, ou “Filho da Exortação”.

Barnabé estudou na escola do Mestre Gamaliel junto com outro Apóstolo, São Paulo. Quando este se converteu, Barnabé apresentou-o aos Apóstolos de Jerusalém e venceu a desconfiança que aqueles tinham em relação a um romano que até há bem pouco tempo era um implacável caçador de cristãos.

Junto com Paulo, Barnabé dirigiu a Igreja de Antioquia, a mais próspera da região. Lá os dois Apóstolos arrecadaram dinheiro para levarem aos irmãos necessitados da comunidade de Jerusalém. Depois disso, os dois foram enviados para anunciar o Evangelho na Ásia Menor. Pregaram em Chipre, Panfília, Licaônia e Pisídia. Na Lídia, passaram por uma situação inusitada: por causa de seu dom da palavra e dos milagres que operavam, foram confundidos pelos habitantes locais com os deuses pagãos Hermes (Paulo) e Zeus (Barnabé), e encontraram alguma dificuldade para dissuadi-los e provarem que eram enviados do Único e Verdadeiro Deus.

Barnabé e Paulo também estiveram presentes e foram atuantes no Concílio de Jerusalém, quando se decidiu que não apenas os judeus, mas pessoas de todos os povos eram dignos de receber o batismo em nome de Nosso Senhor.

Depois que voltaram a Antioquia, Barnabé e Paulo seguiram caminhos diferentes. Junto com seu primo São Marcos, Barnabé foi anunciar o Evangelho na ilha de Chipre, onde acabou sendo martirizado. Segundo a tradição, foi apedrejado por judeus que estavam incomodados com o sucesso de suas pregações. Foi sepultado por São Marcos. Em 488, suas relíquias foram transferidas para um mosteiro, em Salamina, que leva seu nome.

São Barnabé, rogai por nós!

 

Embaraço e ventura de Barnabé e Paulo

 

Quando Paulo e Barnabé

a Palavra do Senhor

pregavam na Ásia Menor,

meteram-se num banzé

de riso provocador.

Sucedeu que os missionários

de dons extraordinários

tantos milagres fizeram,

que os pagãos acharam que eram

dois de seus deuses primários,

 

um sendo Hermes, e o outro, Zeus.

Foi exaustivo suplício

convencer o gentilício

a acreditar num só Deus,

mas foram os esforços seus

muito bem afortunados,

pois fizeram alumiados  

os miseráveis pagãos,

que se tornaram cristãos

pela Graça renovados.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor