DOSE DE FÉ | Apresentação do Senhor no Templo

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Apresentado no Templo de Jerusalém, Jesus Menino é reconhecido como Luz e Salvação do mundo

Hoje a Igreja celebra a festa da Apresentação do Senhor no Templo. Neste dia, relembramos e comemoramos o dia em que Nossa Senhora e São José, 40 dias após o nascimento de Jesus, cumprindo a lei mosaica de seu tempo, apresentam seu primogênito no Templo em Jerusalém, oferecendo dois pombinhos como doação.

Segundo o Evangelho de Lucas, Simeão, homem justo e piedoso a quem havia sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor, foi guiado pelo Espírito ao Templo de Jerusalém naquele dia. Ao tomar o Menino Jesus em seus braços, louvou a Deus e reconheceu no Pequeno a salvação e a luz de todos os povos e nações (cf. Lc 22: 25 – 32). Ao olhar para Maria, Simeão também associou-a à Sua Paixão, quando disse: “E uma espada transpassará tua alma” (Lc 22: 35).

Neste mesmo evento Lucas destaca a presença da profetisa Ana, viúva idosa que dedicava sua vida integralmente a Deus no Templo, e que “louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.” (Lc 22: 38)

A festa de hoje, portanto, celebra Nosso Senhor Jesus Cristo como Salvação, Luz e Libertação, como o Único que pode nos orientar rumo a Seu projeto salvífico, e que nos convida a, seguindo-O, sermos cada um de nós, sempre em comunhão com Ele, Seus exemplos e ensinamentos, luz para a mundo em tudo o que fazemos em nossas vidas. Devido à purificação de Maria, segundo a lei mosaica, e à relação que Ela tem com esse projeto salvífico, por ser a Mãe de Deus, Aquela que trouxe a Luz ao mundo desde Seu ventre abençoado, a data de hoje também é celebrada como Nossa Senhora da Luz, das Candeias, da Candelária ou da Purificação.

Que Jesus, Luz de todas as nações, seja a Luz de nossas vidas em todos os nossos dias!

 

Apresentação

 

Quarenta dias pós Seu nascimento,

foi em Jerusalém apresentado

por Maria e José, seu São Rebento,

Nosso Senhor Neném, Deus Encarnado.

 

O justo Simeão, neste momento,

pelo Espírito Santo iluminado,

ali reconheceu o Fruto Bento,

a Luz e a Salvação do mundo, e o fado

 

de Maria, a compartilhar Sua dor;

e a profetisa de Jerusalém,

que viu no bebezinho o Salvador,

 

feliz e iluminada foi também

a todos anunciar Nosso Senhor

e a Deus louvar por todo o sempre. Amém.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor