ABC da escrita: o texto passo a passo

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O curso do professor Antonio Fernando Borges alia informalidade com erudição

Há alguns meses, o time da Esmeril fora agraciado com o ingresso de um colaborador de peso, de talento, de erudição: o professor Antonio Fernando Borges. Dentre as características do seu estilo sobressai a acuidade, o cuidado, a atenção afetuosa para com o manejo do idioma. Pudera. O professor Borges acumula décadas de experiência como escritor, jornalista, tradutor e roteirista de cinema e de televisão.

Em 1997, nosso querido Borges fora agraciado com o Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira pelo seu livro “Que Fim Levou Brodie?”. Os frutos da sua labuta com as letras está registrado nos seus livros “Braz, Quincas e Cia” — Cia das Letras Editora –, “Memorial de Buenos Aires” — Cia das Letras –, “Não Perca a Prosa: o pequeno guia da grande arte da escrita” — Versal Editores — e “Em Busca da Prosa Perdida” — É Realizações Editora. Machado de Assis e Jorge Luís Borges exercem influência permanente sobre o seu trabalho.

Sabe-se que, na Literatura, o trabalho do escritor consiste em dar forma verbal às nuances mais íntimas da experiência humana, acima das discussões ideológicas, acima da frugalidade da política, acima das modas do momento. Isto, claro, exige esforço descomunal, verdadeiramente heroico; exige, ademais, a aceitação da realidade atemporal do “conhece-te a ti mesmo“. Assim é que o professor Borges decidira incrementar as fileiras dos combatentes na guerra cultural com um projeto necessário. Trata-se do seu curso “ABC da escrita: o texto passo a passo“.

O curso, “rápido e objetivo, dedicado àqueles que têm literalmente pressa de aprender”, traz como característica principal a junção da informalidade com a erudição num programa de estudos cuja linguagem é clara e direta. Diz o professor Borges: “‘Caminante no hay camino, se hace camino al andar‘, dizia o poeta espanhol António Machado. Escrever qualquer texto, da mais simples notícia aos poemas e romances mais elaborados, começa necessariamente pelo domínio do idioma, apoiado na consciência de que ele é mais – muito mais – do que uma ferramenta qualquer, mas o instrumento que nos diferencia das outras espécies e nos aproxima do Logos divino que foi soprado em nós”.

Uma característica que diferencia este dos demais cursos ofertados a rodo na internet é, claro, para além da objetividade da exposição, o fato do programa de estudos constituir-se de aulas gravadas. São 15 aulas completas que o aluno, a depender de sua disponibilidade, poderá assistir quando bem quiser.

Para saber mais sobre o curso, clique AQUI.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma