O antigo território ultramarino português é o segundo país com maioria católica na Ásia, depois das Filipinas. No Timor-Leste, os católicos representam 97% dos 1,3 milhão de habitantes

De acordo com o veículo oficial de comunicação do Vaticano, o Vatican News, brevemente a Igreja em Timor-Leste terá a sua primeira universidade católica. O Arcebispo de Díli, a capital do país, Dom Virgílio do Carmo da Silva, no dia 16 do corrente, apresentou ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura do país o aval para a elevação ao grau universitário do Instituto Religioso Católico da arquidiocese.

O prelado salesiano disse que o projeto “é a realização de um sonho não só meu, mas de toda a Arquidiocese de Díli“. A idealização da empreitada já fora energicamente promovida na região desde que a condução da diocese estava a cargo de Dom Carlos Filipe Ximenes Belo (1983-2002) e do Bispo Alberto Ricardo da Silva (2004-15), de quem os fiéis locais lembram-se com saudade.

“Começaremos com faculdades que cobrem as ciências sociais, educação e ciências humanas. E no próximo ano vamos instituir outras duas faculdades de agricultura e medicina”.

Dom Virgílio para o Vatican News.

O português será a língua oficial de ensino. O projeto da futura universidade atraiu o interesse de 50 professores, todos com mestrado e doutorado, que se candidataram para integrar o corpo docente da futura instituição. Quanto à alocação, inicialmente a universidade será acolhida pelo prédio do Instituto de Ensino Superior de São José em Balide, nas proximidades de Díli. Segundo o Arcebispo, “80% [das acomodações] já estão prontas”.

O Timor-Leste que, mutatis mutandis, assim como o Brasil, recebera como herança da presença portuguesa a Fé e o Idioma, demandava uma instituição de ensino com o aporte científico legado ao mundo pelos católicos.

Com informações do Vatican News.

“A ciência pode purificar a religião de erros e superstições. A religião pode purificar a ciência de idolatrias e erros absolutos”.

São João Paulo II.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :