14.3 C
São Paulo
terça-feira, 28 junho, 2022

REDES SOCIAIS | Alterações em massa no Twitter geram suspeitas

Revista Mensal
Aldir Gracindo
Aldir Gracindo
Aldir Gracindo é professor, escritor de artigos, palestrante, ativista político, realista esperançoso, nerd orgulhoso, nacionalista e violoncelista amador.

Contas perdem e ganham dezenas de milhares de seguidores muito rapidamente

Após a compra do Twitter por Elon Musk, muitos esquerdistas disseram que abandonariam, e direitistas, que voltariam à plataforma. Dizerem isso não é surpreendente. Estranho é o relato da redução, às dezenas de milhares, de seguidores de personalidades de esquerda e o aumento, também vultoso, do número de seguidores de personalidades de direita. E isso em um período muito pequeno.

A deputada conservadora americana Marjorie Taylor-Greene, por exemplo, teve um aumento de seguidores de 539 mil para 632 mil antes da aquisição do Twitter se tornar pública.

Já a conta do ex-presidente Barack Obama, a mais seguida do Twitter e que ganhava mais seguidores diariamente durante o mês de abril, perdeu mais de 300 mil seguidores após o anúncio de segunda-feira.

A artista Katy Perry, terceira mais seguida, perdeu 200 mil seguidores após a divulgação de que o Twitter mudaria de mãos.

O presidente Jair Bolsonaro ganhou mais de 90 mil seguidores no dia seguinte ao anúncio.

O Twitter não informou oficialmente sobre os números de ganhos e perdas de seguidores das contas, mas disse estar acompanhando as “flutuações recentes em contagem de seguidores”.

“Enquanto continuamos a tomar ações sobre contas que violam nossa política de spam, que podem afetar o número de seguidores, essas flutuações parecem ser majoritariamente o resultado de um aumento na criação e desativação de contas”.

Twitter em comunicado

Um porta-voz do Twitter disse que as contas que mais apresentaram perda de seguidores eram “contas de alto perfil”. Alguns, porém, consideram os números grandes demais e em muito pouco tempo.

A suspeita é que o Twitter teria, artificialmente, inflado o número de seguidores de personalidades de esquerda e reduzido a base de seguidores de direita. Isso para causar uma falsa impressão de maior importância política da esquerda e menor da direita.

O Twitter estaria agora, secreta mas muito apressadamente, alterando algoritmos para corrigir e esconder a manipulação antes que a equipe de Elon Musk tenha acesso aos códigos.

Como os códigos do Twitter não são abertos ao público, suspeitas de conspiração surgem há tempos. Não se sabe se, ou quantas delas, serão comprovadas verdadeiras ou falsas.

Com informações de NBC e Timcast.


“Desconfiança e cautela são os pais da segurança”.

Benjamin Franklin

Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Queiroga detalha protocolo sanitário da Copa América

Isolamento de delegações, quartos individuais e testes a cada 48H fazem parte do pacote O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img