23.6 C
São Paulo
domingo, 19 setembro, 2021

Nova descoberta de fósseis da “era dos dinossauros” no interior do Estado de São Paulo

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Em Presidente Prudente, a descoberta de uma ninhada de ovos fossilizados renova o entusiasmo dos pesquisadores sobre o potencial paleontológico da região

O município de Presidente Prudente, que dista cerca de 560 quilômetros da capital paulista, entrou no radar dos caçadores de fósseis de dinossauros há 15 anos quando os primeiros vestígios das antigas criaturas foram encontrados. Desde então, para a alegria de especialistas e entusiastas da Paleontologia, descobertas são realizadas com relativa frequência no local. O sítio paleontológico localiza-se numa área entre o Parque dos Girassóis e o bairro São José, na municipalidade de Presidente Prudente.

A descoberta da vez constituiu-se de uma ninhada de ovos fossilizados de crocodilo que, segundo os especialistas, datam do período geológico denominado Cretáceo, há cerca de “75 milhões de anos” no passado. A divulgação da notícia fora feita pelo paleontólogo Willian Roberto Nava, há duas semanas. Nava esclareceu que as descobertas aconteceram durante o mês de fevereiro deste ano depois que os pesquisadores analisaram algumas rochas extraídas do sítio paleontológico, no Parque dos Girassóis, que ocorrera no ano passado.

Willian Roberto Nava descobriu os fósseis da ninhada de ovos pré-histórica. Foto: Willian Roberto Nava/Cedida.

O material geológico recolhido em Presidente Prudente fora levado para o Museu de Paleontologia de Marília (SP) e, depois das devidas análises, fora constatado que se tratava na verdade de uma ninhada de cerca de 20 ovos fossilizados. A espécie animal dona dos ovos, contudo, não fora identificada; mas os pesquisadores estimam que se trata de um crocodilo — “da era dos Dinossauros”, como disse Nava.

O sítio paleontológico de Presidente Prudente, que recebe constantes visitas dos pesquisadores de Marília e das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro, já acolhera visitantes também dos Estados Unidos e da Argentina. É natural que a quantidade de descobertas no local atraia a presença de paleontólogos de várias partes do mundo. Willian Roberto Nava e seus companheiros de trabalho de outros países pediram à câmara municipal de Presidente Prudente a proteção da área sob o convincente argumento de que se trata de uma área com vestígios de Dinossauros. Em fevereiro de 2020, a câmara do município publicou o decreto de tombamento de toda a área das descobertas.

Com informações do portal G1 Presidente Prudente e região.

“Achar em tudo desordem é prova de supina ignorância; descobrir ordem e sistema em tudo é demonstração de profundo saber”.

Marquês de Maricá, nobre brasileiro.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img