MURALHA DE LIVROS | Lançamentos da semana

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaques da semana vão para lançamento sobre o Foro de São Paulo e uma tradução inédita de um importante poema da Antiguidade Clássica

A Muralha desta semana começa com um lançamento da Ecclesiae, O combate espiritual e o discernimento dos espíritos, um breve e confiável manual para se discernir a voz de Deus das seduções do demônio e reconhecer os períodos de consolação e desolação na vida espiritual, elaborado por Dan Burke à luz dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola. A obra do fundador da Companhia de Jesus é apresentada de forma didática e acessível, a fim de nos munir das táticas para combater eficazmente as investidas do inimigo e, assim, progredirmos na luta pelo Reino de Deus em nós.

Um dos lançamentos mais importantes da semana fica por conta do décimo primeiro título da Editora O Mínimo, O Mínimo sobre o Foro de São Paulo, em que o analista político Paulo Henrique Araújo apresenta fatos ligados ao Foro enquanto instituição, assim como as ações de diversos de seus membros ao longo da história, passando por outros grupos, tanto oficiais como ilegais. Obra didática e acessível, fornece ao grande público os conhecimentos necessários para dominar o mínimo sobre o Foro de São Paulo.

A Danúbio Editora lançou Noemas de Filosofia Portuguesa, obra em que Miguel Bruno Duarte aponta e descreve a ideologia dominante no establishment universitário em Portugal. Pensador verdadeiramente independente, o autor denuncia, de fato, as repercussões dessa ideologia na cultura inculta das fundações, institutos e demais poderes institucionalizados. Concebida em duas partes – Queda Vertical e Esperança – a obra apresenta um fulminante diagnóstico que vai direto aos problemas, obstáculos e contradições do Portugal de hoje.

Também pela Danúbio saiu a segunda edição de À sombra do pai, romance de estreia de Luiz César de Araújo, também do volume de contos A Vida é Traição. À sombra do pai narra um ano de vida do jovem Luciano, que vê sua pacata rotina em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, interrompida por complicações médicas que o fazem mudar para a fazenda de seus avós, no interior do Paraná, onde descobrirá o lado não tão agradável de sua família.  A narrativa transita entre o otimismo do romance de formação adolescente e o colorido do gênero regionalista das nossas letras. É uma história sobre a decadência de uma família vista através dos olhos de um jovem de treze anos, e tendo como cenário o Brasil dos anos 1990.

A Editora Eleia lançou O sentido da tradição, coletânea de artigos e ensaios de Tasso da Silveira, selecionados e organizados pelo professor Daniel Fernandes. Tasso da Silveira foi um romancista, ensaísta, tradutor e jornalista curitibano, e pertence ao grupo de escritores e intelectuais católicos que floresceram no país na primeira metade do século XX. Segundo o escritor e editor Diogo Fontana, que assina a orelha do livro, Silveira foi um “talentoso escritor e crítico literário”, “um intelectual atento aos desenvolvimentos do seu tempo”, e que, infelizmente, “é um dos nomes inconvenientes condenados ao ostracismo” pelo degeneração do pensamento brasileiro provocado pelas últimas gerações de intelectuais. Um autor felizmente reabilitado pela iniciativa da Eleia.

Por fim, cabe um destaque para o lançamento da Editora Mnēma, Engenhos da sedução, em que Mary de Camargo Neves Lafer apresenta uma primorosa tradução de um dos mais importantes poemas da antiguidade clássica: o “Hino Homérico a Afrodite”, que, além de invocar a deusa do amor tecendo comentários sobre sua influência e prerrogativas, narra a história de como o pastor Anquises teria sido por ela seduzido. A organizadora e tradutora ainda oferece quatro ensaios em que explora diferentes facetas desse mito. O livro conta ainda com prefácio da professora e ganhadora do Prêmio Jabuti Olgária Matos (USP, UNIFESP).

Os tijolos da semana são estes. Um excelente final de semana, e até sábado que vem!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor