Destaque para lançamentos da Kírion e Santo Thomas More
Esta edição da Muralha traz em seus destaques uma importante obra que convida os pais a assumirem seu papel na melhor educação possível para seus filhos, e a biografia de uma das maiores santas do século XX.
E mais: uma valorosa catequese sobre Sagrada Eucaristia, escrita por um dos mais importantes religiosos de nosso tempo; a autobiografia de um grande inventor e verdadeiro “pai da eletricidade”; um mestre da crítica honrando três mestres da literatura; um guia para todos que buscam aprimorar suas habilidades interpessoais e éticas na área da saúde; e dois “livros vivos” para fazerem as crianças se apaixonarem pelas ciências naturais.
Confira os lançamentos a seguir, e um excelente final de semana!
Destaques
O grande destaque da semana é um lançamento da Kírion: A beleza na palavra: as bases da educação repensadas, de Stratford Caldecott.
Neste livro, Caldecott convida pais e professores a assumirem a responsabilidade pela educação de seus filhos, seja por meio da educação domiciliar ou da criação de novas escolas que reflitam seus valores e princípios. A obra oferece uma visão profunda e renovada da educação clássica, com foco nas três artes do Trivium: gramática, dialética e retórica. Caldecott as apresenta como as três atividades humanas (e divinas) de “recordar”, “pensar” e “falar”, abrindo caminho para uma compreensão mais profunda da linguagem e do mundo ao nosso redor.
Trata-se portanto, de um guia indispensável para pais, professores e todos aqueles que buscam uma educação autêntica e transformadora, pois, por meio da profunda análise de Caldecott, podem ser encontrados os princípios e ferramentas necessários para construir um futuro promissor para as novas gerações.
Mais do que um manual prático, o livro é um convite à reflexão e à ação. Ele inspira a repensar o papel da educação na formação do ser humano e oferece um caminho concreto para alcançar uma educação verdadeiramente libertadora.
A edição possui um prefácio escrito por Anthony Esolen. Confira um trecho:
“Essa é uma educação firmada na realidade — a realidade do mundo e das pessoas. A criança, pela memória, percebe a realidade; mais velha, pelo pensamento, explora mais realidades; já jovem, pela fala, ela compartilha as realidades com os outros, em uma comunidade. É uma educação em que a luz atravessa o coração e a inteligência. Depois de uma longa jornada nas profundezas da monotonia e do desânimo, é como se esse sábio e alegre homem finalmente nos chamasse para subir e ver com ele, outra vez, as estrelas.”
Destaque também para o lançamento da Santo Thomas More: Santa Bakhita, a escrava do amor, em que o renomado Padre Angel Peña relata a vida de uma das mais importantes santas do século XX.
Nascida no Sudão, em 1869, ela foi raptada por comerciantes árabes de escravos aos 7 anos de idade. O trauma gerado por seu rapto foi tão intenso, que a fez esquecer sua cidade de origem, quem eram seus pais, sua história de vida e até mesmo seu próprio nome. Seus raptores a chamaram de Bakhita, que significa “afortunada”. Apesar da ironia da situação, ela seria mesmo afortunada quando, aos 21 anos, foi vendida para um piedoso cônsul italiano.
Quer saber mais sobre esta história? Não deixe de adquirir o volume da Santo Thomas More! Confira a seguir um trecho do prefácio escrito por Vitória Vasconcelos:
“Havia em seu íntimo, uma centelha de desejo em amar o Criador de todas as coisas, Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Violentamente, é raptada do seio de sua família, ainda vivendo sob o véu da infância, para ser escravizada. É submetida a terríveis torturas em diferentes cenários, que deixaram marcas indeléveis em sua carne e em sua alma. Mas, mesmo sob dores excruciantes, Bakhita jamais demonstrou qualquer amargura, via recorrente daqueles que sofrem duramente. Mantém sua doçura, como o caldo da cana-de-açúcar, anunciando ser possuidora de um coração nobre e magnânimo. Entre as inúmeras trocas de senhores, Bakhita é enviada à Itália e lá, ela é adotada por uma família, conhece e experimenta o Amor de Deus, descobrindo assim a beleza do Catolicismo. Embevecida com tal descoberta, expressa o seu desejo de ser batizada. Pelas águas salvíficas do Batismo, torna-se filha de Deus, com o nome de Josefina, em tributo ao Pai Adotivo de Jesus.”
Outros lançamentos
Pela Ecclesiae, Honrar o Corpo e o Sangue do Senhor: quando de se deve recusar a Sagrada Comunhão, do Cardeal Raymond Burke.
O livro apresenta os ensinamentos da Igreja Católica sobre a Sagrada Comunhão. Esta obra é imperdível para todos os católicos que desejam aprofundar sua compreensão sobre este importante Sacramento.
Com os escritos dos Padres da Igreja, do Papa São João Paulo II, de numerosos santos, do Catecismo da Igreja Católica e da própria Escritura, o Cardeal Burke explica o cânon 915 do Código de Direito Canônico, falando da reverência com que os católicos somos chamados a aproximar-nos do Santíssimo Sacramento, e comenta a forma como muitos hoje encaram a imposição de limites à recepção da Sagrada Eucaristia devido aos escândalos à corrente rejeição das normas morais.
Ele traça a história do ensinamento católico a respeito de quem está apto para receber a Sagrada Comunhão, expressando a continuidade daquilo que o Papa Bento XVI chamou de ensinamento perene da Igreja. Tal instrução sobre o modo adequado de comungar o Pão da Vida é um ato de caridade pastoral concebido para o bem dos fiéis, para nossa união uns com os outros e para a salvação das almas — e os leitores encontrarão aqui muitos exemplos de como a Igreja defendeu a santidade da Eucaristia, estabelecendo normas para a sua recepção desde os primeiros séculos.
Pela Auster, Minhas invenções, a autobiografia de Nikola Tesla.
O livro apresenta a vida e a trajetória profissional de um dos maiores inventores da história: desde sua infância no Império Austríaco até seus anos de inovação nos Estados Unidos, Tesla descreve não apenas suas contribuições fundamentais que revolucionaram o campo do eletromagnetismo (e toda a sociedade) entre o fim do século XIX e o início do XX, mas também compartilha seu processo criativo e visão de futuro. Diante de sua criatividade única e suas perspectivas sobre o futuro da humanidade e da ciência, a leitura dessa obra sobre um dos maiores gênios da História é indispensável.
Pela Sétimo Selo, Três Mestres: Balzac, Dickens e Dostoieviski, construtores do mundo, de Stefan Zweig.
Nesta obra, Zweig se propõe a um ousado projeto: reunir em um só volume ensaios escritos ao longo de uma década sobre três dos maiores romancistas do século XIX: Honoré de Balzac, Charles Dickens e Fiódor Dostoiévski. Para Zweig, esses autores não eram apenas grandes escritores, mas sim os únicos que se encaixavam na sua definição de “romancista” em sua forma mais elevada: gênios universais capazes de criar mundos inteiros através de seus personagens.
Lançada pela primeira vez em 1920, esta é uma publicação fundamental para os estudiosos da literatura e para qualquer pessoa interessada na vida e obra desses três grandes mestres. Zweig oferece uma análise perspicaz e sensível de seus trabalhos, destacando sua importância literária e cultural.
Pela Mínimo, O mínimo sobre ser um bom médico, de Rômulo Oliveira e Ygor Minassa.
O livro oferece um mapa para navegar pelos desafios da medicina, te convidando a construir sua própria bússola moral e ética. Através da autorreflexão, do aprendizado contínuo e da busca incessante pela excelência, você estará apto a se tornar o médico que sempre sonhou ser: um profissional íntegro, dedicado e capaz de fazer a diferença na vida de seus pacientes.
Trata-se de um guia indispensável para estudantes de medicina, médicos recém-formados e todos aqueles que buscam aprimorar suas habilidades interpessoais e éticas na área da saúde.
Por fim, dois importante lançamentos da Livros Vivos: Aves do Ar, de Arabella Buckley, e Curiosos habitantes do mar, de Winfrid Swancourt Bronson.
Quarto volume da série Crianças Observadoras, o livro de Bucley é uma jornada fascinante pelo reino das aves, concebida para despertar a curiosidade e o interesse das crianças pelas aves que habitam nossos céus e ambientes naturais. A obra apresenta uma encantadora aventura pelo mundo alado, introduzindo as crianças às maravilhas da avifauna. Desde pássaros comuns até majestosas aves de rapina, o livro mergulha na vida e nos hábitos desses seres, revelando seus ninhos, cantos, costumes alimentares, ovos e o cuidado com os filhotes. A migração sazonal, os desafios do inverno e as interações sociais são explorados, enquanto as ameaças enfrentadas por essas criaturas, como os predadores naturais, são destacadas.
Já em os curiosos habitantes do mar, os jovens leitores encontram uma fascinante jornada através das profundezas dos oceanos, revelando os segredos dos peixes e outras criaturas marinhas que muitas vezes são nomeadas a partir de objetos ou animais terrestres.
Explorando a vida dos habitantes das águas, este livro mergulha em um mundo desconhecido, onde criaturas que habitam oceanos, mares e rios surpreendem com suas semelhanças e diferenças em relação aos habitantes da terra. Ao longo das páginas, descobrimos como os nomes desses habitantes aquáticos foram escolhidos e mergulhamos em suas intrigantes formas de buscar as necessidades básicas de sobrevivência, tal como nós, humanos, buscamos ar puro, boa comida e segurança em nossas vidas.