2024 começa a toda aqui na Muralha. Em destaque nesta primeira edição do ano, um importante estudo sobre Aristóteles, que consta entre as obras indicadas por Olavo de Carvalho. Também entre os destaques, edições mais que especiais de dois romances de um gigante da literatura brasileira, cuja obra acaba de entrar em domínio público.
Entre os outros lançamentos desta Muralha, temos importantes obras sobre pedagogia, filosofia e História Sagrada. Ainda, a pré-venda do primeiro volume das obras completas de uma das mais importantes autoras da literatura infantil inglesa.
Confira as novidades a seguir. Um excelente final e semana e um abençoado 2024!
Destaques
O primeiro destaque do ano é um lançamento da Vide, Aristóteles, de Émile Boutroux. Nesta obra, o leitor encontra uma análise aprofundada da filosofia e da vida de Aristóteles, um dos alicerces do pensamento ocidental. A edição conta ainda com introdução e notas de Olavo de Carvalho, que sempre foi um grande admirador do livro.
Confira a seguir algumas observações de Olavo sobre esta obra de Boutroux:
“Ao longo dos tempos, Aristóteles foi, de todos os filósofos, certamente o mais estudado, analisado, interpretado e reinterpretado. O interesse por suas obras tornou-se ainda mais intenso nas últimas décadas, quando se revelou a proximidade entre seu pensamento e determinadas teorias científicas modernas […]. É espantoso que, no meio de tantas novidades auspiciosas, uma introdução escrita há mais de cem anos conserve não somente sua atualidade, mas sua força de superar, em muitos pontos, as concorrentes mais novas. Mas é isso o que acontece com este livro de Émile Boutroux […]. O motivo de tão surpreendente atualidade reside não apenas na afinidade entre os espíritos do intérprete e do autor interpretado, mas no fato de que o núcleo dessa afinidade está, precisamente, naquilo que o pensamento de um e de outro têm de precursores das tendências científicas acima mencionadas. Aristóteles, de Émile Boutroux, é uma introdução valiosa não apenas ao pensamento do Estagirita, mas a toda essa tradição, em cujo renascimento se apostam hoje as melhores esperanças de uma ciência que não seja inimiga da sabedoria. […] O Aristóteles que o leitor vai encontrar no presente volume não é, portanto, um dado histórico de uma cultura extinta, exibido por um arqueólogo, mas um tesouro filosófico e científico revivificado por um intérprete capaz de ‘pôr em ação os seus recursos inesgotáveis’.”
Outros dois destaques chegam pela Sétimo Selo: Vidas Secas e Angústia, de Graciliano Ramos, gigante da literatura brasileira cuja obra acaba de entrar para o domínio público.
Lançado em 1938, Vidas Secas integra os romances do regionalismo da década de 1930, e retrata a luta pela sobrevivência e por algum sentido na vida, por parte de uma família de retirantes, em uma história narrada em 13 capítulos curtos, com um estilo seco em que Graciliano buscou transmitir a própria aridez do ambiente em que vivem seus personagens. Já Angústia, publicado em 1936, tem como protagonista Luís Silva, funcionário público de Maceió que leva uma vida medíocre e sem grandes emoções até o dia em que se apaixona por Marina. De início, a jovem demonstra certo interesse no relacionamento e no conforto material que o casamento poderia lhe proporcionar, mas logo acaba trocando o noivo por Julião Tavares, mais rico e poderoso. Tomado por ciúmes e rancor, Silva fica perturbado com os acontecimentos que se desenrolam e passa a acompanhar a vida de Marina enquanto sonha em matar Julião. Escrito em primeira pessoa, o romance tem estrutura temporal não linear, seguindo o fluxo de consciência do narrador-personagem e aproximando o leitor dos sentimentos despertados pelos conflitos vividos por Luís Silva.
O diferencial das edições da Sétimo Selo são os estudos que acompanham as obras, com textos de Otto Maria Carpeaux, Álvaro Lins e Wilson Martins e Ronald Robson, na edição de Angústia, e Álvaro Lins, Brito Broca, Franklin de Oliveira, José Carlos Zamboni, Lúcia Miguel Pereira, Luciana Stegagno Picchio, Otto Maria Carpeaux e Wilson Martins, na edição de Vidas Secas. Além disso, destaca-se o primoroso trabalho gráfico com as capas de Nelson Provazi.
Outros lançamentos
Pela Kírion, A educação do potencial humano, de Maria Montessori. Nono volume da autora publicado pela Kírion, o livro visa a auxiliar os professores a contemplar a necessidades das crianças depois dos seis anos de idade. Com seus quatro capítulos iniciais tratando principalmente de aspectos psicológicos da criança após essa idade, a obra apresenta a nova personalidade com que o professor lidará a partir de então, e a necessária mudança na abordagem do processo pedagógico.
Pela Ecclasiae, o segundo tomo da História Santa, do monge beneditino Dom Jean de Monléon.
A História santa é uma coleção de fascinantes explicações sobre o Antigo Testamento — como que uma catena aurea da Velha Aliança —, composta por Monléon. O autor narra e comenta, capítulo após capítulo, os acontecimentos da história da salvação, mesclando esclarecimentos históricos com reflexões sobre os profundos significados místicos de cada passagem.
Buscou-se reconstituir a vida moral das grandes figuras e profetas do Antigo Testamento, mostrando suas reações diante das provações e dificuldades; realçando o que foi verdadeiramente grande e heroico na conduta deles, o que tornou meritória sua fidelidade em cada circunstância, o que os faz brilhar como estátuas luminosas na noite negra do paganismo. Sondando o coração daqueles homens com os olhos de São João Crisóstomo, de Santo Efrém, de Santo Ambrósio, de Santo Agostinho e dos maiores gênios do cristianismo, os comentários valem-se sobretudo da sabedoria dos Padres da Igreja, resgatando a interpretação tradicional das Escrituras — em detrimento da exegese literal e científica que pretendia reinar à época do autor.
Este segundo tomo abarca os três últimos volumes da coleção: 3) Josué e os Juízes; 4) Davi, sobre os dois livros de Samuel; e 5) Daniel e Jonas.
Pela Benedictus, Filosofia: você sabe o que é?, de João Vicente Ganzarolli de Oliveira. Neste livro, o autor nos oferece um panorama esclarecedor sobre a natureza, a origem e a importância da filosofia. Ele distingue com clareza o mero filosofar aleatório do filosofar metódico, desenvolvido e ensinado pelos gregos na Antiguidade. Ganzarolli nos faz ver que a filosofia é um itinerário rumo à Verdade, e nos permite apreciar o sólido edifício filosófico, mediante a apresentação de suas partes constitutivas.
Pré-venda
E 2024 inicia-se com uma importante pré-venda da Gianna Edições: o primeiro volume das Obras Completas de Beatrix Potter, com A história de Pedro Coelho e outros contos.
Foi ainda criança que Beatrix Potter começou a observar e desenhar os animais de estimação e do campo. Com o tempo, criou o hábito de enviar cartas para as crianças que conhecia com os seus desenhos. Até que, em 1893, em uma das cartas, contou uma estória autoral de quatro coelhinhos, que ficou conhecida como Pedro Coelho e se tornou a base de sua carreira como escritora e ilustradora.
Esse e tantos outros de contos da autora foram eternizados por encantar com estórias e lições que impactam gerações até hoje e com ilustrações que colocam a beleza no lugar de onde nunca deveria ter saído: da mente das crianças.
Dividida em 3 volumes em capa dura, a edição ainda trará novidade: diversos contos inéditos no Brasil.
O lançamento conta com tradução exclusiva, fiel à versão inglesa original e as ilustrações originais de Beatrix Potter em altíssima qualidade.
Este primeiro volume pode ser adquirido no site da Gianna Edições e conta com desconto de 30% e frete grátis por tempo limitado.
ótimo