Abril é mês de tributo na Esmeril, e por um feliz acaso um dos maiores jornalistas brasileiros nasceu no último dia do mês de abril, ainda que em 1914, ano marcado pelo início da primeira grande guerra, aquela de trincheiras. E sempre entrincheirado viveu Carlos Lacerda, razão de ser da presente edição.

Vida e Legado recupera os momentos inesquecíveis do Corvo para sempre marcados na memória nacional.

Em Política e Sociedade, Paulo Sanchotene entrevista Lucas Berlanza, autor de uma biografia intelectual de Carlos Lacerda, matéria seguida de um Perfil do Tribuna da Imprensa.

O Ensaio, é claro, aborda a oratória magistral do homenageado, na perspectiva do escritor José Anselmo Santos.

Eliane Galvão é a colaborada Especial do número, e demonstra porque Lacerda era uma verdadeira usina de pensamentos, ainda que volta e meia envolta em paradoxos.

De todos os nossos Problemas Nacionais, a dificuldade de fazer bonito na arena política sem apelar às forças armadas é um que a direita civil precisa superar, insiste o cientista político Paulo Moura, para quem o malogrado exemplo de Lacerda deve servir como aprendizado à nova direita brasileira.

O que pode acontecer quando um lacerdista e um getulista entram num bar? Descubra as faíscas produzidas neste embate em Conversar é pensar junto

Patrimônio e Memória conduz você ao lugar que preserva a papelada toda em que a vida espiritual e política de Carlos Lacerda ficou registrada, e Viver Bem, para romper o tédio, recorda o petisco que Lacerda compartilhou, terminada sua greve de fome, com o coronel que o ajudou durante sua breve estadia na prisão.

Os aficionados por livros vão achar, em CrossRoads, uma pequena grande lista para começar a entender melhor a vida e alma do criador da editora Nova Fronteira, enquanto os amantes das artes descobrem, para lembrar que A beleza importa, os traços da chargista do Tribuna da imprensa, cronista gráfica da conturbada vida política brasileira.

A Crônica revive o dia exato em que a vida de Lacerda virou alvo, nas ruas frenéticas e areias exuberantes do Rio de Janeiro.

Por último, Palco traz à tona a trilha sonora da edição, que mescla às datas mais marcantes no destino de Lacerda às maiores realizações no campo da música, aqui e acolá.

Tudo o que esperamos, queridos leitores, é que desta edição não se esqueçam “nunca mais”.

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar