HOJE NA HISTÓRIA | Nascimento de Capistrano de Abreu

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O intelectual cearense foi um dos primeiros grandes historiadores do Brasil

No dia 23 de outubro de 1853, na longínqua Maranguape, município localizado a 27km da capital do Ceará, nascera João Capistrano Honório de Abreu, intelectual que fora precursor dos estudos historiográficos no Brasil. O historiador, que produzira estudos também nos campos da etnografia e da linguística, notabilizou-se pelo seu senso crítico na interpretação dos fatos históricos.

Depois de estudar Humanidades na capital da província, Capistrano mudou-se para a corte do Rio de janeiro aonde começou a trabalhar como empregado da Editora Garnier. Pouco depois, mediante aprovação em concurso público, assumiu o posto de bibliotecário na Biblioteca Nacional, sob a direção de Ramiz Galvão. O historiador também fora professor no renomado colégio Pedro II, aonde lecionou Corografia e História.

Capistrano de Abreu é reconhecido principalmente pelo seu trabalho no âmbito da historiografia do período pré-independência, quando o Brasil era extensão do território português. O historiador elaborou críticas à imagem romântica do “bom selvagem“, lançando luz sobre a interpretação do elemento nativo no contexto do início da civilização no Brasil. Dentre os seus trabalhos mais importantes destaca-se Capítulos de História Colonial, publicado em 1907.

Imagem em domínio público que representa a homenagem filatélica de 1953 alusiva ao centenário de Capistrano de Abreu.

Com informações do portal History UOL.

“Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por: Artigo único — Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara”.

Capistrano de Abreu
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma