HOJE NA HISTÓRIA | Fundação do Instituto Butantan

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

A instituição de pesquisa nasceu dos esforços para combater a peste bubônica

No final do séc. XIX um surto de peste bubônica propagava-se a partir do porto de Santos, no litoral paulista. À época, a zona portuária santista era a porta de entrada de um sem-número de imigrantes e a porta de saída de toneladas de grãos de café produzido nas fazendas do interior paulista.

A fim de impedir a expansão da peste, a administração pública estadual criou, por meio da liberação de verbas, um laboratório para a produção de soro antipestoso. Este laboratório, vinculado ao Instituto Bacteriológico (o atual Instituto Adolpho Lutz), fora instalado na Fazenda Butantan, às margens do rio Pinheiros, na zona Oeste da cidade de São Paulo.

No dia 23 de fevereiro de 1901, a instituição teve sua autonomia reconhecida sob o nome de Instituto Serumtherápico. O primeiro diretor do instituto fora o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, estudioso dos problemas concernentes à saúde pública. Vital Brazil ganhou fama internacional por ter desenvolvido, no Butantan, o soro antiofídico (contra picadas de cobras peçonhentas).

Em maio de 2010 um incêndio no Prédio das Coleções, nas dependências do Instituto Butantan, destruiu completamente a formidável coleção de cobras da instituição. Cerca de 85 mil exemplares desapareceram sob as chamas, um montante referente ao material coletado durante mais de 100 anos.

O complexo do Butantan conta com um hospital, uma biblioteca, um macacário, um serpentário e unidades de produção de biofármacos, além de parques e museus

Com informações do Instituto Butantan e do portal History UOL.


“A maior recompensa para o homem que trabalha é a consciência de ter feito o bem”.

Vital Brazil

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma